domingo, 14 de abril de 2013


 

 

BLOG DESAFIOS DA SALA DE AULA

AEE

 

PLANEJAMENTO QUINZENAL DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO – PROFESSOR DE AEE

 

UNIDADE EDUCACIONAL:                                                                               E-MAIL:

PROFESSOR (A) DE AEE:                                                                                   E-MAIL:

MÊS:                                             TURNO: VESPERTINO                                 PERÍODO: 

ALUNO:                                                                                                                   DEFICIÊNCIA: INTELECTUAL

 

MÊS
ÁREAS
EXPECTATIVAS/METAS DE APRENDIZAGEM
ESTRATÉGIAS
RESULTADOS OBTIDOS
Quinzena
Comunicação e Códigos
Estimulara leitura e a interpretação dos fatos em sequência lógica.
 
O aluno será estimulado a criar uma história baseada na sequência proposta ao aluno.
Poderá ser utilizadas pranchas (Jogos de percepção visual) com imagens em sequência para estimulação da construção de frases e sequência lógica dos fatos.
Realização da leitura: Uma flor chamada Maria – Biblioteca de livros digitais. (http://www.planonacionaldeleitura.gov.pt/bibliotecadigital). Após acompanhar a leitura da história o aluno será estimulado a recontá-la oralmente.
 
Desenvolvimento Cognitivo
 
Estimular a percepção, a imaginação, a observação e o raciocínio.
 
 Atividade de expressão corporal e verbal: Jogo da mímica (Kit de estimulação: Fono na Escola). O aluno deverá fazer a mímica conforme a figura sorteada. A cada acerto ele ganha e vai acumulando pontos.
Observação: Jogo de encaixe de figuras (Kit de Jogos de percepção visual). O aluno deverá encaixar cada figura em seu local, conforme a prancha escolhida. O aluno deverá comparar as figuras e relacioná-las às imagens correspondentes.
Jogos de multimídia para estimular a percepção das semelhanças e diferenças: Jogo das sombras, Encaixe das formas (http://www.atividadeseducativas.com.br). Nestas  atividades o aluno deverá encaixar com o movimento do mouse as figuras em suas respectivas sombras.
 
 
Enriquecimento Curricular
Desenvolver a percepção de si e autonomia nos cuidados pessoais. Compreender suas capacidades e necessidades.
Promover a estimulação sensorial e motora.
 
 
O conhecimento do corpo: Uso do boneco articulado e fantoches para reconhecer as partes do corpo. Narrar e questionar os cuidados corporais relacionados a higiene e asseio. Utilizar os vídeos do Sugismundo (http://www.youtube.com/watch?v=a9S0D5Rbdho) para ilustrar a importância do asseio corporal.
Estimulação sensorial e motora através do cubo de atividades: amarrar o sapato, fechar o zíper, abotoar a camisa e etc. Costurar através das pranchas de alinhavos.
Pegar as varetas com o pega-varetas gigante e outras.
 
Tecnologias Assistivas
Promover o desenvolvimento da audição e linguagem através da  estimulação da discriminação e memória auditiva.
Reproduzir com o uso do computador a relação de sons da Série A do Kit Fono na escola: Sons do corpo humano. Reproduzir os sons realizando os exercícios de 1 a 4 da série A. O aluno deverá identificar os sons e indicar, clicando na tela a figura correspondente. Em seguida o aluno será estimulado a reproduzir os sons da série.
Repetir os sons em sequência e solicitar a identificação através da memorização da sequência apresentada.
 
Arte
Estimular o pensamento criativo e busca de diferentes soluções para um mesmo desafio.
Promover atividades diversificadas, a partir de um tema central, utilizando técnicas de pintura, modelagem, montagens, mosaicos, misturas de materiais, colagem e recorte e outras.
 
Quinzena
Comunicação e Códigos
Estimular a construção de palavras através de jogos e atividades lúdicas.
Promover atividades para o reconhecimento dos números e a sequência numérica.
Jogos vocálicos: escuta, escrita e imitação.
Ditado com imagens: Utilizando a cartas para ditado, o aluno deverá escrever a palavra ou letra inicial, conforme a figura apresentada.
Formação de palavras: como o alfabeto móvel, o aluno será incentivado a formar palavras, escrever seu nome e o nome de outras pessoas.
Jogos de contagem numérica e correspondência: utilização de numerais com pinos, ábaco aberto, e outros objetos que sirvam de material concreto para contagem: palitos, tampinhas e etc.
 
Desenvolvimento Cognitivo
Atividades variadas para desenvolvimento cognitivo: memória e concentração.
Jogos de memória (de tabuleiro e multimídia: http://www.monica.com.br/diversao/games/memoria-flash/memoria.htm)
Jogos de dominó e quebra-cabeças diversos.
 
Enriquecimento Curricular
Estimular o desenvolvimento da coordenação motora ampla e refinada.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Propiciar ao aluno o conhecimento da matemática prática, útil à sua vida diária, ao seu trabalho e viver com
autonomia plena.
Brincadeiras com as mãos: massagem com massinhas, geleia e argila. Realização de atividades de coordenação motora (kit de atividades: Fono na escola); Labirinto – Encarte 99 a 102. Atividades de coordenação motora com jogos de multimídia (http://www.atividadeseducativas.com.br) Bolha de sabão: com o auxílio do mouse o aluno deve conduzir a bolha por um caminho móvel até o alvo. Outras atividades propostas pelo site: Vírus, Pegue as ovelhas, Labirinto.
Uso da calculadora para realização de cálculos matemáticos simples (operações básicas). Para contextualizar a atividade, as operações serão realizadas com a utilização de materiais diversos para contagem: tampinhas, palitos e etc. Em seguida será utilizada a calculadora para realização dos cálculos.
 
Tecnologias Assistivas
Utilizar as tecnologias para aquisição de habilidades motoras e reconhecimento de símbolos: letras e números
Atividades com jogos de multimídia através dos jogos: Sopa das letrinhas (http://www.escolagames.com.br/), jogo educativo de português com letras e construção de palavras. Aprenda a contar (http://www.escolagames.com.br/)
O jogo estimula o aprendizado dos números através da contagem de pula cordas do coelhinho de 1 a 100.  Todos os jogos acima estimulam a visão e o desenvolvimento da coordenação motora.
 
Arte
Desenvolvimento da coordenação motora fina: movimento pinça dos dedos: organização e colagem.
Discriminação visual das cores com auxílio de jogos de multimídia.
Colagem com palitos: permite o desenvolvimento da coordenação motora fina (http://abcdoeducar.blogspot.com.br/2010/03/colagem-com-palitos.html).
Jogo das cores (http://www.escolagames.com.br/jogos/jogoCores/) O permite reforção o aprendizado das cores, auxilia a criança a relacionar as cores e seus nomes de maneira divertida. Também desenvolve a coordenação motora e estimulação visual.
 

 

Deficiências: Intelectual, Síndrome  de Down, Autismo, Visual (cegueira, baixa visão), Auditiva, , Surdez, Física, Surdocegueira, Múltiplas e outras síndromes.

T.G.D. - Transtorno Global do Desenvolvimento: Autismo, Síndrome de Rett, Síndrome de Asperger, Transtorno Desintegrativo da Infância, Transtorno Global do Desenvolvimento Sem Outras Especificações.

N.E.E. – Necessidade Educacional Específica: Altas Habilidades/ Superdotação, T.D.A.H., Dislexia, Dificuldade de Aprendizagem.

 

Obs.: Especificar a deficiência de acordo com a legenda.

 

Assinatura do professor de AEE:__________________________________________________________  Data:____/____/____

Assinatura do (a) Coordenador (a) Pedagógico (a): ____________________________________________ Data:____/____/____

 

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AEE

 

PLANEJAMENTO QUINZENAL DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO – PROFESSOR DE AEE

 

UNIDADE EDUCACIONAL:                                                                               E-MAIL:

PROFESSOR (A) DE AEE:                                                                                   E-MAIL:

MÊS: MAIO                                 TURNO: VESPERTINO                                 PERÍODO: 

ALUNO:                                                                                                                   DEFICIÊNCIA: VISUAL

 

      MÊS
ÁREAS
EXPECTATIVAS/METAS DE APRENDIZAGEM
ESTRATÉGIAS
RESULTADOS OBTIDOS
Quinzena
Comunicação e Códigos
Estimular a expressão dos sentimentos e narração de fatos em sequência lógica.
Estimular a leitura e a interpretação de pequenos textos.
 
Jogo das carinhas: O aluno deverá identificar as expressões em cada carinha apresentada e relatar o tipo de sentimento ou reação que esta representa. O aluno será estimulado a criar uma história baseada na sequência apresentada.
Para promover a interação, cada aluno deverá ajudar a completar a história.
Poderá ser utilizadas pranchas (Jogos de percepção visual) com imagens em sequência para estimulação da construção de frases e diálogo.
Realização da leitura: Onde estão meus óculos?  – Biblioteca de livros digitais. (http://www.planonacionaldeleitura.gov.pt/bibliotecadigital). Após ouvir a história o aluno será estimulado a recontá-la oralmente, interpretando o sentido do texto.
 
Desenvolvimento Cognitivo
Estimular a percepção, a imaginação, a observação e o raciocínio.
 
 Atividade de expressão corporal e verbal: Jogo da mímica (Kit de estimulação: Fono na Escola). O aluno deverá fazer a mímica conforme a figura sorteada. A cada acerto ele ganha e vai acumulando pontos.
Observação: Jogo de encaixe de figuras (Kit de Jogos de percepção visual). O aluno deverá encaixar cada figura em seu local, conforme a prancha escolhida. O aluno deverá comparar as figuras e relacioná-las às imagens correspondentes.
 
Enriquecimento Curricular
Estimular a identificação de contornos, percepção de detalhes e interpretação de imagens.
Jogos de multimídia para estimular a percepção das semelhanças e diferenças: Jogo das sombras, Encaixe das formas (http://www.atividadeseducativas.com.br). Nesta  atividade o aluno deverá encaixar com o movimento do mouse as figuras em suas respectivas sombras.
Utilizar atividades impressas: jogo das sombras, jogo dos sete erros e outros para estimular a percepção de detalhes e interpretação de imagens (http://aeeinclusivo.blogspot.com.br/2012/06/atividades-discriminacao-visual.html).
Desenhar o contorno das mãos e outras figuras (Tangran, moedas e etc,). Comparar o contorno com os objetos reais.
 
Tecnologias Assistivas
Promover o desenvolvimento da audição e linguagem através da  estimulação da discriminação e memória auditiva.
Reproduzir com o uso do computador a relação de sons da Série A do Kit Fono na Escola: Sons do corpo humano. Reproduzir os sons realizando os exercícios de 1 a 4 da série A. O aluno deverá identificar os sons e indicar, clicando na tela a figura correspondente. Em seguida o aluno será estimulado a reproduzir os sons da série.
Repetir os sons em sequência e solicitar a identificação através da memorização da sequência apresentada.
 
Arte
Estimular o pensamento criativo e busca de diferentes soluções para um mesmo desafio.
Promover atividades diversificadas, a partir de um tema central, utilizando técnicas de pintura, modelagem, montagens, mosaicos, misturas de materiais, colagem e recorte e outras.
 
Quinzena
Comunicação e Códigos
Estimular a construção de palavras através de jogos e atividades lúdicas.
Promover atividades para o reconhecimento dos números e a sequência numérica.
Jogos vocálicos: escuta, escrita e imitação.
Ditado com imagens: Utilizando a cartas para ditado, o aluno deverá escrever a palavra ou letra inicial, conforme a figura apresentada.
Formação de palavras: como o alfabeto móvel, o aluno será incentivado a formar palavras, escrever seu nome e o nome de outras pessoas.
Jogos de contagem numérica e correspondência: utilização de numerais com pinos, ábaco aberto, e outros objetos que sirvam de material concreto para contagem: palitos, tampinhas e etc.
Jogos de multimídia para contar e relacionar o s números às suas respectivas quantidades: Eu sei contar. (http://www.escolagames.com.br/jogos/)
 
Desenvolvimento Cognitivo
Atividades variadas para desenvolvimento cognitivo: memória e concentração.
Jogos de memória (de tabuleiro e multimídia: http://www.monica.com.br/diversao/games/memoria-flash/memoria.htm)
Jogos de dominó e quebra-cabeças diversos.
 
Enriquecimento Curricular
Estimular o desenvolvimento da coordenação motora ampla e refinada.
 
 
 
Brincadeiras com as mãos: massagem com massinhas, geleia e argila. Realização de atividades de coordenação motora (kit de atividades: Fono na escola); Labirinto – Encarte 99 a 102. Atividades de coordenação motora com jogos de multimídia (http://www.atividadeseducativas.com.br) Bolha de sabão: com o auxílio do mouse o aluno deve conduzir a bolha por um caminho móvel até o alvo. Outras atividades propostas pelo site: Vírus, Pegue as ovelhas, Labirinto.
 
Tecnologias Assistivas
Utilizar as tecnologias para aquisição de habilidades motoras e reconhecimento de símbolos: letras e números
Atividades através de jogos de multimídia: (http://www.atividadeseducativas.com.br) Aprendendo as vogais  – arrastar a figura a sua letra inicial. Estourando as bolhas: vogais e consoantes são apresentadas neste jogo que com um visual atraente ajuda na memorização das letras do alfabeto. (http://www.escolagames.com.br/).
o jogo estimula o aprendizado dos números de 1 a 10. 
 
Arte
Desenvolvimento da coordenação motora fina: movimento pinça dos dedos: organização e colagem.
Discriminação visual das cores com auxílio de jogos de multimídia.
Colagem com palitos: permite o desenvolvimento da coordenação motora fina (http://abcdoeducar.blogspot.com.br/2010/03/colagem-com-palitos.html). Jogo das cores (http://www.escolagames.com.br/jogos/jogoCores/) O permite o reforço do aprendizado das cores, auxilia a criança a relacionar as cores e seus nomes de maneira divertida. Também desenvolve a coordenação motora e estimulação visual.
 

 

Deficiências: Intelectual, Síndrome  de Down, Autismo, Visual (cegueira, baixa visão), Auditiva, , Surdez, Física, Surdocegueira, Múltiplas e outras síndromes.

T.G.D. - Transtorno Global do Desenvolvimento: Autismo, Síndrome de Rett, Síndrome de Asperger, Transtorno Desintegrativo da Infância, Transtorno Global do Desenvolvimento Sem Outras Especificações.

N.E.E. – Necessidade Educacional Específica: Altas Habilidades/ Superdotação, T.D.A.H., Dislexia, Dificuldade de Aprendizagem.

 

Obs.: Especificar a deficiência de acordo com a legenda.

 

Assinatura do professor de AEE:__________________________________________________________  Data:____/____/____

Assinatura do (a) Coordenador (a) Pedagógico (a): ____________________________________________ Data:____/____/____