sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Escola João Amaro de Souza

O programa Mais Educação polo 20 salitre
Foi feito o comunicado a comunidade escolar após o repasse da secretaria de educação e aos interessados da comunidade em geral logo após foi feito uma reunião com os interessados para ser feito a leitura do edital para os candidatos interessados e tirar as duvidas dos prováveis inscritos a parti do dia 05/05/2011 foi dado inicio ao processo seletivo com a entrega do curriculum vitae pelos candidatos na escola polo joão amaro de souza sendo finalizado no dia 13/50/2011 sendo um total de 17 (dessesete inscritos ) foi feito a avaliação dos curriculum dos inscritos no dia 24/05/2011 foi feita a entrevista dos mesmos pela diretora do polo e pela coordenadora pedagógica e pelo coordenador do programa do polo no dia 30/05/2001 foi divulgado o resultado do processo seletivo na escola ficando aprovado os candidatos abaixo relacionados.



Antônio Glemilson maciel cruz _________________________ ciclismo
Francisco Juerlenio Macena Sousa______________________ banda fanfarra
Maria Vânia Mesquita de Sousa ________________________ pintura
Antônia Edna Agostinho Mota __________________________ tênis de mesa
Maria Aline Miranda da Silva ___________________________ radio escolar
Pedro Sousa Teixeira ________________________________ letramento – matemática



No dia 02/06/2011 foi feito a seleção dos alunos que iriam participar do programa mais educação pela diretora da escola Sandra Coelho Bastos e pelo coordenador do programa Julio Cesar Masceno.

Sandra Coelho Bastos

Diretora

Esse projeto foi elaborado depois de ter sido discutido no planejamento como seria trabalho o semi-árido, uma proposta do Selo Unicef que foi enviada ao Município foi explicado as famílias qual a importância de se fazer a pesquisa para poder detectar os problemas mais grave então os alunos foram até as residências para fazer uma entrevista com as famílias para que assim finalmente pudéssemos diagnosticar quais as causas mais serias que precisavam ser trabalhadas na comunidade . As escolas que participaram na pesquisa de campo, juntamente com seus professores foram:

Escolas João Amaro de Sousa e Saria Cruz da Silva; turmas do 1º ao 9º Anos.
• Responsável pelo o projeto: Sandra Coelho Bastos
• Professores aplicadores: Claudia Maria, Júlio César, Maria Auxiliadora, Maria Alcides, Erineuda Mesquita.

Escolas essas localizadas no distrito de Salitre distante a 52 km da Sede do município de Canindé. Uma comunidade com aproximadamente. 1352 famílias sendo 358 residências, 31 comerciam, 95 terrenos baldios, 03 pontos estratégicos (borracharias, oficina e cemitério), 79 outros (quartos vagos) um total geral de 565 imóveis.
Com um acompanhamento médico razoável, mas tendo sempre um acompanhamento das agentes de saúde e do jovem da endemias o acesso ao Município é um pouco restrito devido a distancia, comparando com a educação de antes hoje a comunidade é um pouco mais privilegiada os professores são qualificados mas a comunidade ainda é precária de cultura.

Justificativa
Depois de analisar a pesquisa de campo foi averiguada a necessidade que a comunidade local tinha de ser conhecedora das causas que pode ocorrer do mau uso da água e do descaso do lixo, onde relataram que algumas crianças de vez em quando apresentavam infecção causando um surto de virose infantil tendo em vista que alguns casos são desconhecidos mais na mesma pesquisa também foi relatada a omissão do acompanhamento ao tratamento das águas, isso nós deixou preocupado devido ao descaso com a sua própria saúde, tendo em vista que a comunidade nunca faltou com o acompanhamento do PSF, e das agentes de saúde, e também a falta de planejamento familiar na comunidade, foi comprovado quando as mães relataram as suas idades e quantidades de filhos no Alto da Bela Vista algumas famílias relataram que suas crianças também apresentavam micoses, mas, nas proximidades tem um local chamado o açude da prefeitura , no verão algumas famílias que moram ali por perto jogam lixo nesse local quando chega o inverno essas crianças costumam tomar banho dentro do açude a maioria dos casos são relatos do Alto da Bela Vista uma área carente onde as condições de vida são mais difíceis, tanto de questões físicas e culturais devido esses detalhes a situação ainda é uma questão delicada a se tratar, pois infelizmente em alguns casos o lixo se encontra exposto próximo as residências.

Objetivo geral
Conscientizar a comunidade sobre as conseqüências que poderão ocorrer devido a falta de instrução com relação as possíveis necessidades físicas e individual de cada ser humano.

Objetivo específico
• Combater as causas mais graves, mas que esteja ao alcance da comunidade escolar.
• Conscientizar as famílias dos meios de prevenções.
• Informar os prejuízos que podem causar o lixo nas proximidades das residências.
• Conscientizar as famílias da grande importância do tratamento das águas através do agente de Endemias e focar os principais benefícios.
• Convidar profissionais da saúde para uma palestra sobre pré-natal e planejamento familiar.


Metas
1. A água
2. O lixo
3. Dengue
4. Pré-natal
5. Planejamento familiar/ mortalidade infantil
6. Precauções



Metodologias
1. Palestra com profissionais da saúde (agente de endemias, agente de saúde, um profissional do SAE, médico e enfermeira).
2. Visita à caixa dàgua com orientação do jovem que faz o tratamento da água.
3. Visita às famílias com panfletos dando orientações do que fazer com o lixo e a água.
4. Teatro
5. Parodias
a) Poesias
b) Danças
c) Desenho com os alunos do 1º ao 5º Ano retratando como elas vêem o que é feito com o lixo de suas casas.
d) Desenhos artísticos retratando a nossa localidade (Alto Bela Vista)

Recursos
a) Humanos: palestrantes, professores, alunos, pais e comunidade em geral.
b) Materiais: Mural para expor os desenhos dos alunos, preservativos, produtos químicos, televisão, DVD, quadra Poli esportiva Batista Heron, salas de aula, caixa amplificadora, microfone, microscópio.
c) Financeiros: aluguel de trator para entupir um buraco que acumula água.

Avaliação
Espera-se que esse projeto possa trazer benefícios a comunidade conscientizando-a dos benefícios que traz uma água bem tratada, um planejamento familiar correto, uma coleta de lixo adequada para que possamos ter uma comunidade estável, vivendo com dignidade e uma vida saudável.

Cronogramas de atividades
11/04/08 – Dia da conscientização.
Alunos irão até as residências para orientar as famílias sobre os riscos de doenças como a dengue, leptospirose, e outras.

1ª semana Atividade Responsável
01/08 a 12/08 1. Desenhos sobre o lixo 1º ao 5º ano
Preparar o teatro E.J.A.
Preparar o teatro E.J.A.
Preparar a dança E.J.A.

Panfletagem (aula de campo) 6º ao 9º ano
2ª semana Atividade Responsável
14/08 a 18/08 Desenhos sobre a água 1º ao 5º ano
Paródias 6º ao 9º ano
Aula de campo (SAAE) 6º ao 9º ano
Mural pesquisa (lixo) Equipe de Sistematização de Projetos

3ª Semana Poesias 6º ao 9º ano
22/08 a 25/08 Desenhos artísticos Convidados
Montagem do mural (água) Equipe de Sistematização de Projetos

Culminância do projeto
26/04/2011 Manhã
Apresentação dos benefícios das plantas
Palestra com os profissionais da saúde
Exposição dos murais.
Noite
Apresentação do teatro
Apresentação da dança
Apresentação das poesias
Apresentação das paródias
Apresentação do teatro











2 comentários:

  1. eu estudo no colégio João Amaro de Souza este colégio foi aonde começou a minha vida este e o meu ultimo ano no polo 20 mais sou muito grato a todo o meus professores da minha vida falo que foi um nível de experiencia muito bom !! espero q Deus abençoe a vida de vocês q mim açodaram a cresce : Sandra Bastos,Claudia Maria,Julio Cesar,Valderice Fernandes,Alcides Teixeira,Alberdan Nunes,Erineuda Gomes... meus professor Inesquesivél pelo o resto da minha vida obrigado por todo viu thal que voçes fique com Deus!!! (-:

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rafael nós somos priveligiados em ter vcs como nossos alunos e que na caminhada da vida nós acima citados caminhamos junto com você como mestres, como gestores e como amigos continue sendo esse aluno que vc é que sabe o que quer e aonde quer chegar ficamos agradecidos pelo comentário.

      Excluir