segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Proposta de atividade educacional. "A formação do leitor na Educação Infantil".

Proposta de atividade educacional. "A formação do leitor na Educação Infantil".

Descrição da atividade educacional

Tema central da atividade educacional: Formação de leitores na Educação Infantil.
Pesquisas revelam que crianças que têm contato frequente com a leitura e a escrita desde cedo, apresentam aptidão para desenvolver o hábito de ler.
O contato com livros e a contação de histórias devem ser rotinas na Educação Infantil e até mesmo para os bebês.
Objetivos de aprendizagem:
* Estimular o contato com livros, revistas e outros materiais impressos.
* Estimular os pais a contar histórias para seus filhos.
* Ampliação da linguagem oral.
* Leitura de imagens e sequenciação.
Segmento de ensino: Educação Infantil, alunos de 1 e 2 anos.
Metodologia de aplicação:
Essa é uma atividade que deve ser frequente. Inicialmente, começamos com a disposição de livros de materiais adequados aos alunos para que eles pudessem manuseá-los. Outras atividades foram inseridas aos poucos, como a leitura de livros de imagens com a turma, dramatizações, fantoches etc. Atividades em que serão utilizadas as ferramentas da web:
* Dramatização da história dos “Três porquinhos” com a turma. A dramatização será filmada e postada no youtube.
* Todas as fotos e atividades da turma durante o projeto serão postados no blog da escola, a fim de que os pais acompanhem o projeto.
* Pesquisa com os pais, através de preenchimento de formulário no google docs. (Formulário disponível para os pais no blog da escola)
https://spreadsheets.google.com/viewform?formkey=dGdYMUNBOGFaY1AzZHVGTkN2aTNlZVE6MQ (link do formulário)
* Ciranda de livro: os livros da sala serão levados para a casa dos alunos, todos os fins de semana, e os pais deverão ler com eles. Na segunda-feira, trarão os comentários das experiências. Os comentários serão editados e postados no blog da escola semanalmente.
forma de avaliação: A avaliação será ao longo das atividades, percebendo a interação dos alunos e a evolução no vocabulário.
cronograma: Seis meses. ( até o fim do ano)

Nenhum comentário:

Postar um comentário