sábado, 27 de julho de 2013

PARECERES DESCRITIVOS.........

BOM.. FAZER O PARECER TALVEZ SEJA A PARTE MAIS DIFICIL..
COLOCAR NO PAPEL........UM COMPROMISSO...ENORME..
QUE RESPONSABILIDADE....AQUI VAO ALGUMAS DICAS....
BEIJOS...

"Aprender é apropriar-se da linguagem; é historiar-se, recordar
o passado para despertar-se ao futuro; é deixar-se surpreender-se
pelo já conhecido. Aprender é reconhecer-se, admitir-se. Crer e criar.
Arriscar-se a fazer dos sonhos textos visíveis e possíveis."
(Alicia Fernandez)

      O desenvolvimento infantil acontece de forma singular entre as crianças, sendo assim, consideramos os conhecimentos e valores culturais que as crianças já têm e progressivamente, garantimos a ampliação dos conhecimentos de forma a possibilitar a construção da autonomia, cooperação, criatividade, responsabilidade e a formação do auto-conceito positivo, que levam à formação da cidadania.
      No processo de construção do conhecimento, as crianças se utilizam das mais diferentes linguagens e exercem a capacidade que possuem de terem idéias e de criarem hipóteses originais sobre aquilo que buscam desvendar.
      Nessa perspectiva, destacamos algumas características do(a) educando(a) que permanecem únicas, construindo sua individualidade e diferenças.
***demonstra autonomia para realizar as atividades executando-as com prazer e capricho:
***manifesta seus desejos, preferências e desagrados;
***em alguns momentos demonstra timidez, porém participa das aulas contando uma novidade ou interagindo no diálogo iniciado por outro colega;

***expressa-se com clareza, bom vocabulário, relatando experiências com seqüência e objetividade;

***demonstra atitudes de respeito, solidariedade e carinho para com todas as pessoas com quem convive na escola;

***interessa-se pelas histórias contadas e lidas pela professora e da mesma forma adora manipular os livros;

***demonstra interesse na escrita e leitura; lê algumas palavras

***interessa-se pelas aulas de artes, para ela foram momentos de grande prazer, é criativa, e dedicada nas realizações de suas produções, participando com muita alegria e concentração;


***construiu relações matemáticas, sistematizando com clareza o que foi proposto


Recomendamos livros para estimular o processo de leitura e interpretação e jogos envolvendo conceitos matemáticos.

Quanto mais ricos forem os desafios proporcionados a _____________, maiores serão suas descobertas, suas aprendizagens, o fascínio pelo mundo que está ao seu redor, favorecendo, assim, o prazer e a felicidade de aprender a aprender, aprender a viver junto, aprender a ser, aprender a conhecer.

Sua dedicação e empenho nesta trajetória ampliaram seus conhecimentos e contribuíram para o seu aprendizado. Foi muito bom acompanhar seu desenvolvimento! Você é especial!

Mais uma ideia....

O fazer pedagógico, aqui representado baseia-se principalmente, nas várias atividades que propõe, de que a criança ao enfrentar situações novas, faz uso de conceitos já formados anteriormente, agindo sobre eles, manipulando elementos para assim chegar à solução de possíveis problemas em busca de um novo conceito elaborado.
À medida que as crianças crescem confrontam-se com fatos e realidades diferentes, fenômenos e coisas que as cercam: perguntam, reúnem informações, instigam-se, elaboram e reelaboram conhecimentos observados anteriormente, arriscam respostas e formulam hipóteses, geram mudanças no modo de pensar sobre a natureza, seu mundo social e sua cultura, visto que, nos primeiros anos de vida, elas apropriam-se de conhecimentos práticos do seu dia – a – dia, compartilhando esses conhecimentos com as primeiras pessoas que as cercam, com seu mundo social, constroem seus conhecimentos antes da chegada à escola.

Estamos felizes com o progressos de _____________________durante este início de ano letivo!

Destacamos: ______________... ( criatividade, independência, respeito com os amigos, afetividade, comunicação...)

Participa das atividades propostas, __________________________... ( apresenta interesse em aprender, atenção, concentração... ) ( colabora nas Rodas de Conversa, Momento de Leitura, …(técnicas)

Expressa suas idéias________________________ ...( sem dificuldades, seu vocabulário é rico, assimila os conteúdos com facilidade...)

Sua coordenação motora _______________________( desenvolve-se a contento . está dentro de sua faixa etária...)

Reconhece as_____________________( letras do alfabeto , numerais - citar os temas )

Pinta ____________________( dentro dos limites propostos, com variação de cores, boa noção espacial ...)

Observa e explora os ambientes com interesse ...

Recomendamos:______________________( reconhecer que há hora para tudo, saber esperar sua vez, aceitar imposições e críticas, aceitar as diferenças, dedicar-se mais aos trabalhos escolares, saber ganhar e perder, trabalhar o tom de voz, aceitar suas limitações e as limitações dos outros, se permitir errar e não desistir no percurso... ( são as dificuldades colocadas de forma indicativa ).

CLARO..QUE CADA ESCOLA ..CADA LUGAR..CADA SALA..CADA CRIANCA..TEM SUAS ESPECIFICIDADES....AQUI TEMOS UM CAMINHO...E NAO UM PARECER PRONTO!
BEIJOS

Nenhum comentário:

Postar um comentário