quarta-feira, 30 de maio de 2012

PROJETO: PETECA


POLO 20 / SALITRE
ESCOLA: JOÃO AMARO DE SOUZA
PROJETO: PETECA
EDUCAÇÃO CULTURA E ARTE NO COMBATE AO TRABALHO INFANTIL
DISCIPLINAS:
PORTUGUÊS, ARTE E EDUCAÇÃO, ENSINO RELIOGIOSO, HISTÓRIA.
CLIENTELA: ALUNOS DO 6º AO 9º ANO.
DURAÇÃO: 30 DIAS (MÊS DE ABRIL)

O QUE É?
PETECA É UM PROGRAMA DE EDUCAÇÃO QUE VISA CONSCIENTIZAR A SOCIEDADE PARA A ERRADICAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL. CONSISTE NO CONJUNTO DE AÇOES VOLTADAS PARA PROMOÇÃO DE DEBATES NAS ESCOLAS DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO, DOS TEMAS RELATIVOS AOS DIREITOS DA CRIANÇA  E DO ADOLESCENTE, ESPECIALMENTE O TRABALHO INFANTIL E A PROFISSIONALIZAÇÃO DO ADOLESCENTE.

POR QUÊ?
O PETECA É UMA AÇÃO DE CONSCIENTIZAÇÃO QUE VISA PREVINIR E COMBATER A EXPLORAÇÃO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES NO TRABALHO. O TRABALHO INFANTIL TEM A EXCLUSÃO SOCIAL  COMO UMA DE SUAS PRINCIPAIS CAUSAS: CRIANÇAS E ADOLESCENTES QUE VIVEM EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE SOCIAL SÃO MAIS PROPENSAS A SEREM VÍTIMAS DO TRABALHO INFANTIL.

OBJETIVOS
PROPICIAR O FORTALECIMENTO DO SISTEMA DE GARANTIA DE DIREITOS E A INTENSIFICAÇÃO DO PROCESSO DE CONSCIENTIZAÇÃO DA SOCIEDADE COM VISTAS À ERRADICAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL E A PROTEÇÃO AO TRABALHADOR ADOLESCENTE.
OPORTUNIZAR A TROCA DE EXPERIÊNCIAS  ENTRE OS EDUCADORES E ALUNOS QUE TRABALHARAM A TEMÁTICA PROPOSTA E FAZER AMPLA DIVULGAÇÃO DE TAIS EXPERIÊNCIAS, INTENSIFICANDO, ASSIM, O PROCESSO DE SENSIBILIZAÇÃO E CONSCIENTIZAÇÃO DA SOCIEDADE.
PROMOVER A SELEÇÃO E PREMIAÇÃO DAS MELHORES TAREFAS PRODUZIDAS PELOS ALUNOS.

CONCEITOS
PERCEBER O AMBIENTE EM QUE VIVE; OS HÁBITOS, A MANEIRA DE PENSAR E SENTIR.
RECONHECER MUDANÇAS ACELERADAS E PERMANÊNCIAS NOS HÁBITOS HUMANOS, PRESENTES NA SUA REALIDADE E NA DE OUTROS.
RECONHECER A EXISTÊNCIA  DE DIFERENTES AMBIENTES EM VÁRIOS CONTEXTOS.
LER E INTERPRETAR TEXTOS E MIAGENS.
AMPLIAR O VOCABULÁRIO.
RESOLVER PROBLEMAS.
CONHECER FATOS.

PROCEDIMENTOS:
EXPRESSAR IDEIAS
DIALOGAR SOBRE A IMPORTÂNCIA DO MEIO EM QUE VIVE;
TROCAR EXPERIÊNCIAS E PARTILHAR O CONHECIMENTO ADQUIRIDO;
PARTICIPAR DE DINÂMICAS DE SENSIBILIZAÇÃO E OBSERVAÇÕES;
COLETAR DADOS POR MEIO DE PESQUISAS;
OBSERVAR E ANALIZAR FATOS SITUAÇÕES, DE FORMA A GARANTIR BOA QUALIDADE DE VIDA.
OBSERVAR E ANALIZAR COMPORTAMENTOS;
LEVANTAR HIPOTESES E DISCUTI-LAS;
PRODUZIR:
a)                 ARTES CÊNICAS
b)                 ARTES VISUAIS
c)                  PINTURA
d)                 DESENHO
e)                 COMPOSIÇÃO
f)                   MUSICA
g)                 PARODIA
h)                 LITERATURA
i)                   CONTO
j)                   HISTÓRIAS EM QUADRINHOS
k)                  POESIA DE CORDEL

ATIVIDADES
VALORIZAR A TROCA DE IDEIAS E OPINIÕES
DESENVOLVER POSIONAMENTO PESSOAIS  EM RELAÇÃO AOS VARIOS TIPOS DE COMPORTAMENTOS ;
COOPERAR COM OS COLEGAS;
DESENVOLVER A ALTO CONFIANÇA;
VALORIZAR O DIALOGO A SOLIDARIEDADE A JUSTIÇA;

CULMINÂNCIA DO PROJETO
LOCAL: ESCOLA JOÃO AMARO
DATA: 28/04/2012
HORÁRIO: TURNO TARDE



Nenhum comentário:

Postar um comentário