É comum professores cometerem um grave erro ao montarem um Plano de aula: fazê-lo para si próprio. O Plano de aula deve ser feito para o aluno! Como assim?! Você deve estar se perguntando... É simples: o centro de um Plano de aula é, sem dúvida, o aluno! Como vai aprender e como vai receber o que você está propondo. É preciso fazer com que o aluno estude para aprender e não para “passar de ano” e você só conseguirá isto se fizer um Plano de aula, onde ele (o aluno) é o “tema central”. Mas o que eu, como professor(a), penso não conta? É claro que sim, pois nós, educadores, somos os responsáveis por propiciar situações em que o aluno se aproprie do conhecimento. Lembre-se: o aluno não é um ser que não sabe nada e vai à escola para aprender tudo com o professor, que é o detentor do saber. Plano de aula deve ser o aluno, você deve preocupar-se em criar situações interessantes para sua aula. Como são seus alunos? Do que mais gostam? Ouvir histórias, dançar...? Evite pensar: “Como vou ensinar isto à turma?” e pense: “Como meus alunos irão aprender isto?”. O processo de ensino-aprendizagem é uma troca gostosa: você aprende com seus alunos e eles com você, pois cada criança já chega à escola com conhecimentos diversos... Assim como o professor... aprendem da mesma forma. O educador deve conhecer e respeitar seu aluno. Respeitar seus limites, suas dificuldades, sua opinião... FAZER – o que seu aluno vai fazer durante a aula? Pintar? Dançar? Escrever? Recortar? Colar? SABER – a atividade que seu aluno desenvolveu o levou, a saber, o quê? O que ele “aprendeu”? SER – a atividade que seu aluno fez o levou a se apropriar de um conhecimento, certo? Como este conhecimento acrescentará nele (o aluno) como pessoa, cidadão? desenvolvida a sua aula? Como proceder para que o aluno FAÇA, SAIBA e SEJA?! (Não fique sentado durante o desenvolvimento das atividades, circule pela sala de aula observando-os e tirando, possíveis, dúvidas. Elogie, estimule, avalie!). Promova debates, ouça-os e faça com que ouçam a você (eu utilizo muito “a frase: Quando um fala o outro escuta!”). para escolher o AJUDANTE DO DIA ( em minhas aulas o ajudante conta uma história ou narra um fato que aconteceu em sua vida, para a turma!). Decore a sala com enfeites confeccionados por eles mesmos. (principalmente na Educação Infantil) quando falar em “algo” leve “este algo” para que a turma veja. Se não puder levar, consiga fotos e mostre à eles. ofereça desafios pertinentes à idade de seu aluno. Fale de situações que lhe sejam familiares, cite o nome de algumas crianças e peça, se estas se sentirem seguras para tal, que contem como foi seu dia, ou como foi sua última festa de aniversário... A partir daí conduza a aula de acordo com o TEMA GERADOR e vá inserindo os conteúdos propostos... Leia bastante. É importante que você domine o assunto que está “propondo” à turma... Conheça os dez mandamentos para bem planejar. |
Planejar, o caminho para a boa aula!
Só ensina bem quem sabe aonde quer levar os alunos e se prepara para chegar lá!
burocrática por boa parte dos professores!
É preciso caminhar muito, mas quem faz o percurso encontra a
chave para o sucesso! Quer saber mais?
OS DEZ MANDAMENTOS PARA BEM PLANEJAR!
1) ESQUEÇA A BUROCRACIA
Antes o Plano vinha pronto, em pacotes.
Hoje quem leciona tem espaço para criar!
2) CONHEÇA BEM DE PERTO O SEU ALUNO
Pergunte-se sempre: “O que meu aluno deve e pode aprender?”.
3) FAÇA TUDO OUTRA VEZ (E MAIS OUTRA)
O planejamento deve ser sempre alterado,
de acordo com as necessidades da turma.
de acordo com as necessidades da turma.
4) ESTUDE PARA ENSINAR BEM
Uma pessoa só pode ensinar aquilo que sabe,
porém é preciso, também, saber como ensinar.
porém é preciso, também, saber como ensinar.
5) COLOQUE-SE NO LUGAR DO ESTUDANTE
Você deve saber se os temas trabalhados
em sala são importantes do ponto de vista do aluno.
em sala são importantes do ponto de vista do aluno.
6) DEFINA O QUE É MAIS IMPORTANTE
Os critérios para estabelecer o que é mais
importante ensinar devem ser as necessidades dos alunos.
importante ensinar devem ser as necessidades dos alunos.
7) PESQUISE EM VÁRIAS FONTES
Toda aula requer material de apoio.
Busque informações em livros, em revistas, na Internet...
Busque informações em livros, em revistas, na Internet...
8) USE DIFERENTES MÉTODOS DE TRABALHO
Métodos como: aulas expositivas,
atividades em grupo e pesquisas são excelentes aliados!
atividades em grupo e pesquisas são excelentes aliados!
9) CONVERSE E PEÇA AJUDA
Converse com os colegas! Aproveite as reuniões!
10) ESCREVA, ESCREVA, ESCREVA
Compre um caderno e anote, no fim do dia,tudo o que você fêz
o que está ou não dando certo em seu trabalho!
Exemplo de um Plano de aula!
(Eu utilizei este Plano de aula com uma turminha da CA – Faixa etária 6 anos)
TEMA GERADOR: Noções de lateralidade
OBJETIVOS:
Pintar, recortar e montar um boneco;
PROCEDIMENTOS:
AVALIAÇÃO:
Registrar os avanços da turma, de uma forma geral, e individualmente, de cada criança. Desta forma acompanhando o desenvolvimento dos alunos.
Observe os ítens dos objetivos:
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