POLO 20 / SALITRE
ESCOLA: JOÃO AMARO DE SOUZA
PROJETO: PETECA
EDUCAÇÃO CULTURA E ARTE NO COMBATE AO
TRABALHO INFANTIL
DISCIPLINAS:
PORTUGUÊS, ARTE E EDUCAÇÃO, ENSINO
RELIOGIOSO, HISTÓRIA.
CLIENTELA: ALUNOS DO 6º AO 9º ANO.
DURAÇÃO: 30 DIAS (MÊS DE ABRIL)
O QUE É?
PETECA É UM PROGRAMA DE EDUCAÇÃO QUE
VISA CONSCIENTIZAR A SOCIEDADE PARA A ERRADICAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL.
CONSISTE NO CONJUNTO DE AÇOES VOLTADAS PARA PROMOÇÃO DE DEBATES NAS ESCOLAS DO
ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO, DOS TEMAS RELATIVOS AOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE, ESPECIALMENTE O TRABALHO
INFANTIL E A PROFISSIONALIZAÇÃO DO ADOLESCENTE.
POR QUÊ?
O PETECA É UMA AÇÃO DE CONSCIENTIZAÇÃO
QUE VISA PREVINIR E COMBATER A EXPLORAÇÃO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES NO
TRABALHO. O TRABALHO INFANTIL TEM A EXCLUSÃO SOCIAL COMO UMA DE SUAS PRINCIPAIS CAUSAS: CRIANÇAS
E ADOLESCENTES QUE VIVEM EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE SOCIAL SÃO MAIS
PROPENSAS A SEREM VÍTIMAS DO TRABALHO INFANTIL.
OBJETIVOS
PROPICIAR O FORTALECIMENTO DO SISTEMA DE
GARANTIA DE DIREITOS E A INTENSIFICAÇÃO DO PROCESSO DE CONSCIENTIZAÇÃO DA
SOCIEDADE COM VISTAS À ERRADICAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL E A PROTEÇÃO AO
TRABALHADOR ADOLESCENTE.
OPORTUNIZAR A TROCA DE EXPERIÊNCIAS ENTRE OS EDUCADORES E ALUNOS QUE TRABALHARAM
A TEMÁTICA PROPOSTA E FAZER AMPLA DIVULGAÇÃO DE TAIS EXPERIÊNCIAS,
INTENSIFICANDO, ASSIM, O PROCESSO DE SENSIBILIZAÇÃO E CONSCIENTIZAÇÃO DA
SOCIEDADE.
PROMOVER A SELEÇÃO E PREMIAÇÃO DAS
MELHORES TAREFAS PRODUZIDAS PELOS ALUNOS.
CONCEITOS
PERCEBER O AMBIENTE EM QUE VIVE; OS
HÁBITOS, A MANEIRA DE PENSAR E SENTIR.
RECONHECER MUDANÇAS ACELERADAS E
PERMANÊNCIAS NOS HÁBITOS HUMANOS, PRESENTES NA SUA REALIDADE E NA DE OUTROS.
RECONHECER A EXISTÊNCIA DE DIFERENTES AMBIENTES EM VÁRIOS CONTEXTOS.
LER E INTERPRETAR TEXTOS E MIAGENS.
AMPLIAR O VOCABULÁRIO.
RESOLVER PROBLEMAS.
CONHECER FATOS.
PROCEDIMENTOS:
EXPRESSAR IDEIAS
DIALOGAR SOBRE A IMPORTÂNCIA DO MEIO EM
QUE VIVE;
TROCAR EXPERIÊNCIAS E PARTILHAR O
CONHECIMENTO ADQUIRIDO;
PARTICIPAR DE DINÂMICAS DE
SENSIBILIZAÇÃO E OBSERVAÇÕES;
COLETAR DADOS POR MEIO DE PESQUISAS;
OBSERVAR E ANALIZAR FATOS SITUAÇÕES, DE
FORMA A GARANTIR BOA QUALIDADE DE VIDA.
OBSERVAR E ANALIZAR COMPORTAMENTOS;
LEVANTAR HIPOTESES E DISCUTI-LAS;
PRODUZIR:
a)
ARTES CÊNICAS
b)
ARTES VISUAIS
c)
PINTURA
d)
DESENHO
e)
COMPOSIÇÃO
f)
MUSICA
g)
PARODIA
h)
LITERATURA
i)
CONTO
j)
HISTÓRIAS EM
QUADRINHOS
k)
POESIA DE CORDEL
ATIVIDADES
VALORIZAR A TROCA DE IDEIAS E OPINIÕES
DESENVOLVER POSIONAMENTO PESSOAIS EM RELAÇÃO AOS VARIOS TIPOS DE COMPORTAMENTOS
;
COOPERAR COM OS COLEGAS;
DESENVOLVER A ALTO CONFIANÇA;
VALORIZAR O DIALOGO A SOLIDARIEDADE A
JUSTIÇA;
CULMINÂNCIA
DO PROJETO
LOCAL: ESCOLA JOÃO AMARO
DATA: 28/04/2012
HORÁRIO: TURNO TARDE
Nenhum comentário:
Postar um comentário