BLOG DESFIOS DA SALA DE AULA
AEE
PLANEJAMENTO
QUINZENAL DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO – PROFESSOR DE AEE
UNIDADE EDUCACIONAL:
E-MAIL:
PROFESSOR (A) DE AEE: E-MAIL:
MÊS: MAIO TURNO:
VESPERTINO PERÍODO:
ALUNO: DEFICIÊNCIA: VISUAL
MÊS
|
ÁREAS
|
EXPECTATIVAS/METAS DE APRENDIZAGEM
|
ESTRATÉGIAS
|
RESULTADOS OBTIDOS
|
1ª Quinzena
|
Comunicação e Códigos
|
Estimular a expressão dos sentimentos e narração de
fatos em sequência lógica.
Estimular a leitura e a interpretação de pequenos
textos.
|
Jogo das carinhas: O aluno deverá identificar as
expressões em cada carinha apresentada e relatar o tipo de sentimento ou
reação que esta representa. O aluno será estimulado a criar uma história
baseada na sequência apresentada.
Para promover a interação, cada aluno deverá ajudar a
completar a história.
Poderá ser utilizadas pranchas (Jogos de percepção
visual) com imagens em sequência para estimulação da construção de frases e
diálogo.
Realização da leitura: Onde estão meus óculos? – Biblioteca de livros digitais. (http://www.planonacionaldeleitura.gov.pt/bibliotecadigital).
Após ouvir a história o aluno será estimulado a recontá-la oralmente,
interpretando o sentido do texto.
|
|
Desenvolvimento
Cognitivo
|
Estimular a percepção, a imaginação,
a observação e o raciocínio.
|
Atividade de expressão corporal e verbal:
Jogo da mímica (Kit de estimulação: Fono na Escola). O aluno deverá fazer a
mímica conforme a figura sorteada. A cada acerto ele ganha e vai acumulando
pontos.
Observação: Jogo de encaixe de figuras (Kit de Jogos
de percepção visual). O aluno deverá encaixar cada figura em seu local,
conforme a prancha escolhida. O aluno deverá comparar as figuras e
relacioná-las às imagens correspondentes.
|
|
|
Enriquecimento
Curricular
|
Estimular a identificação de
contornos, percepção de detalhes e interpretação de imagens.
|
Jogos de multimídia para estimular a percepção das
semelhanças e diferenças: Jogo das sombras, Encaixe das formas (http://www.atividadeseducativas.com.br).
Nesta atividade o aluno deverá
encaixar com o movimento do mouse as figuras em suas respectivas sombras.
Utilizar atividades impressas: jogo das sombras, jogo
dos sete erros e outros para estimular a percepção de detalhes e
interpretação de imagens (http://aeeinclusivo.blogspot.com.br/2012/06/atividades-discriminacao-visual.html).
Desenhar o contorno das mãos e outras figuras
(Tangran, moedas e etc,). Comparar o contorno com os objetos reais.
|
|
|
Tecnologias Assistivas
|
Promover o desenvolvimento da audição
e linguagem através da estimulação da
discriminação e memória auditiva.
|
Reproduzir com o uso do computador a relação de sons
da Série A do Kit Fono na Escola: Sons do corpo humano. Reproduzir os sons
realizando os exercícios de 1 a 4 da série A. O aluno deverá identificar os
sons e indicar, clicando na tela a figura correspondente. Em seguida o aluno
será estimulado a reproduzir os sons da série.
Repetir os sons em sequência e solicitar a
identificação através da memorização da sequência apresentada.
|
|
|
Arte
|
Estimular o pensamento criativo e busca de diferentes
soluções para um mesmo desafio.
|
Promover atividades diversificadas, a partir de um
tema central, utilizando técnicas de pintura, modelagem, montagens, mosaicos,
misturas de materiais, colagem e recorte e outras.
|
|
|
2ª Quinzena
|
Comunicação e Códigos
|
Estimular a construção de palavras através de jogos e
atividades lúdicas.
Promover atividades para o reconhecimento dos números
e a sequência numérica.
|
Jogos vocálicos: escuta, escrita e imitação.
Ditado com imagens: Utilizando a cartas para ditado, o
aluno deverá escrever a palavra ou letra inicial, conforme a figura
apresentada.
Formação de palavras: como o alfabeto móvel, o aluno
será incentivado a formar palavras, escrever seu nome e o nome de outras
pessoas.
Jogos de contagem numérica e correspondência:
utilização de numerais com pinos, ábaco aberto, e outros objetos que sirvam
de material concreto para contagem: palitos, tampinhas e etc.
Jogos de multimídia para contar e relacionar o s
números às suas respectivas quantidades: Eu sei contar. (http://www.escolagames.com.br/jogos/)
|
|
Desenvolvimento
Cognitivo
|
Atividades variadas para desenvolvimento cognitivo: memória
e concentração.
|
Jogos de memória (de tabuleiro e multimídia: http://www.monica.com.br/diversao/games/memoria-flash/memoria.htm)
Jogos de dominó e quebra-cabeças diversos.
|
|
|
Enriquecimento
Curricular
|
Estimular o desenvolvimento da coordenação motora
ampla e refinada.
|
Brincadeiras com as mãos: massagem com massinhas,
geleia e argila. Realização de atividades de coordenação motora (kit de
atividades: Fono na escola); Labirinto – Encarte 99 a 102. Atividades de
coordenação motora com jogos de multimídia (http://www.atividadeseducativas.com.br)
Bolha de sabão: com o auxílio do mouse o aluno deve conduzir a bolha por um
caminho móvel até o alvo. Outras atividades propostas pelo site: Vírus, Pegue
as ovelhas, Labirinto.
|
|
|
Tecnologias Assistivas
|
Utilizar as tecnologias para aquisição de habilidades
motoras e reconhecimento de símbolos: letras e números
|
Atividades através de jogos de multimídia: (http://www.atividadeseducativas.com.br)
Aprendendo as vogais – arrastar a
figura a sua letra inicial. Estourando as bolhas: vogais e consoantes são
apresentadas neste jogo que com um visual atraente ajuda na memorização das
letras do alfabeto. (http://www.escolagames.com.br/).
Eu sei contar (http://www.escolagames.com.br/)
o jogo estimula o aprendizado dos números de 1 a
10.
|
|
|
Arte
|
Desenvolvimento da coordenação motora fina: movimento
pinça dos dedos: organização e colagem.
Discriminação visual das cores com auxílio de jogos de
multimídia.
|
Colagem com palitos: permite o desenvolvimento da coordenação
motora fina (http://abcdoeducar.blogspot.com.br/2010/03/colagem-com-palitos.html).
Jogo das cores (http://www.escolagames.com.br/jogos/jogoCores/)
O permite o reforço do aprendizado das cores, auxilia a criança a relacionar
as cores e seus nomes de maneira divertida. Também desenvolve a coordenação
motora e estimulação visual.
|
|
Deficiências: Intelectual, Síndrome de Down, Autismo, Visual (cegueira, baixa
visão), Auditiva, , Surdez, Física, Surdocegueira, Múltiplas e outras
síndromes.
T.G.D. - Transtorno Global do Desenvolvimento: Autismo, Síndrome de Rett, Síndrome de
Asperger, Transtorno Desintegrativo da Infância, Transtorno Global do
Desenvolvimento Sem Outras Especificações.
N.E.E. – Necessidade Educacional Específica: Altas Habilidades/ Superdotação, T.D.A.H.,
Dislexia, Dificuldade de Aprendizagem.
Obs.: Especificar a deficiência de acordo com a
legenda.
Assinatura do professor de
AEE:__________________________________________________________ Data:____/____/____
Assinatura do (a) Coordenador (a) Pedagógico (a):
____________________________________________ Data:____/____/____
Nenhum comentário:
Postar um comentário