Diante
da real necessidade de aprimorar as práticas pedagógicas na escola, os
professores elaboraram questões contextualizadas tendo como referências
diversos assuntos vivenciados pela sociedade. O conteúdo de cada questão é de
responsabilidade do (a) professor(a) que
a elaborou. Assim, deverão servir de sugestões para que os professores de
matemática tenham como referência uma
prática diversificada e necessária para o momento atual da educação que exige
alunos conscientes, criativos e responsáveis diante dos acontecimentos sociais,
políticos, econômicos e religiosos que
influenciam a tomada de decisões no interior da sala de aula, possibilitando
que os resultados das provas sejam melhores.
Descritores
As matrizes de matemática estão estruturadas por
anos avaliados. Para cada um deles são definidos os descritores que indicam uma
determinada habilidade que deve ter sido desenvolvida nessa fase de ensino. Os
descritores não contemplam todos os objetivos de ensino, mas apenas aqueles
considerados mais relevantes e possíveis de serem mensurados em uma prova para,
com isso, obter informações que forneçam uma visão real do ensino. Os
descritores fazem parte dos 4 (quatro) anos finais do ensino fundamental. O
professor do 9º ano não é o único responsável pelo fracasso e/ou sucesso da escola
no IDEB, é reflexo do trabalho de todos os professores da escola. Está dividido
em 4 estruturas: (1) Espaço e Forma; (2) Grandezas e Medidas; (3) Números e
Operações/ Álgebra e Funções; (4) Tratamento da Informação.
Nº
|
Descritores
|
Questões que Contemplam
|
|||||
Espaço e Forma
|
|||||||
01
|
Localizar a posição ou a
movimentação de pessoa ou objeto em mapas, croquis e outras representações
gráficas.
|
56
|
|
|
|
|
|
02
|
Identificar propriedades comuns e
diferenças entre figuras bidimensionais e entre figuras tridimensionais, relacionando-as
com suas planificações.
|
|
|
|
|
|
|
03
|
Identificar propriedades dos triângulos pela comparação de medidas de
lados e ângulos.
|
|
|
|
|
|
|
04
|
Identificar relação entre os quadriláteros por meio de suas
propriedades.
|
60
|
|
|
|
|
|
05
|
Reconhecer a conservação ou
modificação de medidas dos lados, do perímetro, da área em ampliação e/ou
redução de figuras poligonais usando malhas quadriculadas.
|
|
|
|
|
|
|
06
|
Reconhecer ângulos com mudança de
direção e giros, identificando ângulos retos e não retos.
|
|
|
|
|
|
|
07
|
Reconhecer que a imagem de uma
figura construída por uma transformação homotética são semelhantes,
identificando propriedades e/ou medidas que modificam e não se alteram.
|
|
|
|
|
|
|
08
|
Resolver problemas utilizando
propriedades dos polígonos (soma de seus ângulos internos, número de
diagonais, cálculo da medida dos ângulos internos nos polígonos regulares).
|
33
61
62
|
|
|
|
|
|
09
|
Interpretar informações apresentadas
por meio de coordenadas cartesianas.
|
|
|
|
|
|
|
10
|
Utilizar relações métricas do
triângulo retângulo para resolver problemas contextualizados e
significativos.
|
60
|
|
|
|
|
|
11
|
Reconhecer círculo/circunferência,
seus elementos e algumas de suas propriedades.
|
|
|
|
|
|
|
Grandezas e Medidas
|
|||||||
12
|
Resolver problema envolvendo o
cálculo de perímetro de figuras planas.
|
34
63
|
|
|
|
|
|
13
|
Resolver problema envolvendo o
cálculo de área de figuras planas.
|
60
|
|
|
|
|
|
14
|
Resolver problema envolvendo noções
de volume.
|
|
|
|
|
|
|
15
|
Resolver problema envolvendo
relações entre diferentes unidades de medida.
|
13
16
|
41
42
|
50
51
|
52
53
|
58
|
|
Números Operações – Álgebra e
Funções
|
|||||||
16
|
Identificar a localização de números
inteiros na reta numérica.
|
65
|
|
|
|
|
|
17
|
Identificar a localização de números
racionais na reta numérica.
|
20
65
|
|
|
|
|
|
18
|
Efetuar cálculos com números
inteiros envolvendo diferentes significados das operações de adição,
subtração, multiplicação, divisão e potenciação.
|
30
31
|
|
|
|
|
|
19
|
Resolver problema com números
naturais envolvendo diferentes significados das operações de adição,
subtração, multiplicação, divisão e potenciação.
|
2
3
4
|
|
|
|
|
|
20
|
Resolver problema com números
inteiros que envolvam as operações de adição, subtração, multiplicação,
divisão e potenciação.
|
5
6
|
|
|
|
|
|
21
|
Reconhecer e utilizar as diferentes
representações de um número racional e seus diferentes significados.
|
19
|
|
|
|
|
|
22
|
Identificar fração como
representação que pode estar associada a diferentes significados.
|
8
14
|
21
|
|
|
|
|
23
|
Identificar frações equivalentes.
|
44
|
54
|
|
|
|
|
24
|
Reconhecer as representações dos
números decimais dos números racionais como uma extensão do sistema de
numeração decimal, identificando a existência de “ordens” como décimos,
centésimos e milésimos.
|
4
26
28
|
|
|
|
|
|
25
|
Efetuar cálculos que envolvam
operações com números racionais (adição, subtração, multiplicação, divisão e
potenciação).
|
55
|
|
|
|
|
|
26
|
Resolver problema com números
racionais que envolvam as operações de adição, subtração, multiplicação,
divisão e potenciação.
|
|
|
|
|
|
|
27
|
Efetuar cálculos simples envolvendo
radicais e seus valores aproximados.
|
|
|
|
|
|
|
28
|
Resolver problema que envolva
porcentagem.
|
10
|
29
|
47
|
59
|
69
|
70
|
29
|
Resolver problema que envolva variação proporcional, direta e inversa,
entre grandezas.
|
23
|
|
|
|
|
|
30
|
Calcular o valor numérico de uma
expressão algébrica.
|
7
11
|
24
25
|
|
|
|
|
31
|
Resolver problema que envolva
equação do 2º grau.
|
|
|
|
|
|
|
32
|
Identificar a expressão algébrica
que expressa uma regularidade observada em sequência de números ou figuras
(padrões).
|
|
|
|
|
|
|
33
|
Identificar uma equação ou inequação
do 1º grau que expressa um problema.
|
|
|
|
|
|
|
34
|
Identificar um sistema de equação do 1º grau que expressa um
problema.
|
|
|
|
|
|
|
35
|
Identificar as relações entre a representação algébrica e geométrica de um sistema de equação do 1º
grau.
|
|
|
|
|
|
|
Tratamento da Informação
|
|||||||
36
|
Resolver problema envolvendo
informações apresentadas em tabelas e/ou gráficos.
|
48
|
64
|
|
|
|
|
37
|
Associar informações apresentadas em
listas e/ou tabelas simples aos gráficos que as representam e vice-versa.
|
12
|
79
|
89
|
|
|
|
Atividades
Propostas
(Questões
elaboradas por Maria Aparecida – Escola Mun. Dona Alexandrina)
Leia
o texto a baixo e responda a questões de 1 a 6 (Descritores 19 e 24)
Itaú Unibanco registra lucro de R$ 13 bilhões
“O Itaú Unibanco ficou com o maior
lucro entre os grandes bancos em 2010, considerando os resultados recorrentes e
no padrão contábil brasileiro, inclusive no caso do Santander, que divulgou os
resultados nos dois padrões. O ganho foi de R$ 13,0 bilhões superando o
Bradesco (R$ 10,0 bilhões), Banco do Brasil (R$ 10,7 bilhões) e Santander (R$
3,9 bilhões)”. (In: Jornal Hoje, 28/02/2011)
1) O lucro do Banco do Brasil em 2010
foi:
a) (
) R$ 1.070.000,00 b)
( ) R$ 10.700.000,00
c) (
) R$ 10.070.000.000,00 d)
( ) R$ 1.700.000,00
2) O lucro do Banco do Itaú superou o
do Banco do Brasil em:
a) (
) R$ 3.700.000,00 b)
( ) R$ 2.300.000,00
c) (
) R$ 23.000.000,00 d)
( ) R$ 2.300.000.000,00
3) Qual foi o lucro médio entre os
bancos relacionados no texto?
a) (
) R$ 3,2 bilhões b)
( ) R$ 9,4 bilhões
c) (
) R$ 6,5 bilhões d)
( ) R$ 8,7 bilhões
Questões
elaboradas pela Assessoria Pedagógica de Matemática
4) “Itaú Unibanco registra lucro de R$ 13 bilhões”. O
lucro do banco escrito em notação científica é:
a) (
) 1,3 x 1010 b)
( ) 1,3 x 109
c) (
) 13 x 108 d)
( ) 13 x 107
5) Para escrever “10,7 bilhões”, são
necessários quantos zeros?
a) (
) 8 b)
( ) 9
c) (
) 10 d)
( ) 7
6) O Resultado da expressão algébrica
(10,0 + 13,0 + 10,7 + 3,9):4 é:
a) (
) 8,4 b)
( ) 9,4
c) (
) 5,8 d)
( ) 10,4
Respostas
|
|||||||||||
1
|
C
|
2
|
D
|
3
|
B
|
4
|
A
|
5
|
B
|
6
|
B
|
(Questões elaboradas por Eliane Alves
– Esc. Mun. Prof. Ernst Heeger)
Leia o texto a baixo e responda a
questões de 7 a 12 (Descritores 21, 24, 28 e
37)
Inflação
fica abaixo da média em Goiânia
“Com queda de 3,8% a carne em Goiânia
contribuiu para que a prévia da inflação de fevereiro ficasse abaixo da média
nacional. Mesmo assim, o Índice de Preços do Consumidor Amplo (IPCA-15) saltou
de 0,46% em janeiro para 0,81% este mês na capital, veja na tabela abaixo a
variação dos preços de três itens da cesta básica. Tubércules, raízes e legumes
ficaram 6,54% mais caros”. (In: Jornal Hoje, 28/02/2011)
Itens
|
Variação
|
Carne
|
- 3,8 %
|
Batata
|
+ 10,1%
|
Tomate
|
+ 18,2%
|
07) No mês de fevereiro, em Goiânia, a
queda da inflação ficou:
a) (
) Menor que 3% b)
( ) Maior que 38%
c) (
) Entre 4% e 5% d)
( ) Entre 3% e 4%
08) Qual a fração irredutível que
representa a queda do preço da carne em
Goiânia?
a) (
) b)
( )
c) (
) d)
( )
09) “O Índice de Preços do Consumidor
Amplo (IPCA-15) saltou de 0,46% em janeiro para 0,81%”. Qual foi a diferença
deste salto em números decimais na cidade de Goiânia?
a) (
) 0,35 b)
( ) 0,46
c) (
) 0,81 d)
( ) 0,55
Questões
elaboradas pela Assessoria Pedagógica de Matemática
10) O preço do tomate no início do mês
de fevereiro de 2011 em Goiânia era, em média, R$ 2,50. Aplicando o aumento de
18,2%, qual será seu novo valor médio em março?
a) (
) ≈ R$ 3,02 b)
( ) ≈ R$ 2,96
c) (
) ≈ R$ 3,20 d)
( ) ≈ R$ 3,92
11) Qual foi a variação média dos três
itens? Para saber resolva a expressão (- 3,8 + 10,1 + 18,2):3.
a) (
) ≈ 8,17% b)
( ) ≈ 9,17%
c) (
) ≈ 7.88% d)
( ) ≈ 10.14%
12) Qual a demonstração gráfica da
variação dos três itens apresentados?
a) ( )
b) ( )
c) (
)
d) (
)
Respostas
|
|||||||||||
7
|
D
|
8
|
C
|
9
|
A
|
10
|
B
|
11
|
A
|
12
|
B
|
(Questões elaboradas por Helder Duarte
– Esc. Mun. Prof. Jerônimo Vaz)
Leia o texto a baixo e responda a questões
de 13 a 19 (Descritores 15 e 24)
Missão
Possível
Durante a adolescência Fabiana Murer
era uma das melhores ginastas de Campinas, no interior de São Paulo, e sonhava
em participar de uma olimpíada. Aos 16 anos, já muito alta para a ginástica
artística (hoje, aos 27 anos, ela mede 1,72 metro), decidiu tentar a sorte no
atletismo. O treinador Edson Miranda, que a acompanha até hoje, apostou que ela
poderia dar bem no salto de vara. Ele não estava errado. Além de vencer o Pan
do Rio, no ano passado, Fabiana superou em 20 centímetros o recorde da
competição ao saltar 4,6 metros. Em junho, no troféu Brasil de Atletismo,
alcançou 4,8 metros, conquistou a medalha de ouro e quebrou o recorde
sul-americano. Para Pequim, ela já estabeleceu sua meta. “Vai ser difícil
conquistar uma medalha, mas não impossível”, diz. (In: Veja, 20/02/2011)
Sistema Métrico Decimal
13) Qual a altura da Atleta Fabiana
Murer, em centímetros?
a) (
) 17,2 cm b)
( ) 172 cm
c) (
) 1720 cm d)
( ) 1,72 cm
14) Sabendo que um centímetro é a
centésima parte de um metro.Qual o número fracionário que representa a
superação do recorde da competição no Pan do Rio, em metros?
a) (
) metro b)
( ) metro
c) (
) metro d)
( ) metro
15) Se 20 centímetros é igual a vinte
centésimos de um metro. Quantos milímetros do metro ele representa, sabendo que
1 centímetro corresponde a 10 milímetros?
a) (
) 100 mm b)
( ) 20 mm
c) (
) 10 mm d)
( ) 200 mm
16) As medidas 1,72 m, 0,20 m e 4,80
m, em centímetros são respectivamente:
a) (
) 172 cm; 2 cm e 48 cm b)
( ) 17,2 cm; 2 cm e 4,8 cm
c) (
) 172 cm; 20 cm e 480 cm d)
( ) 172 cm; 20cm e 48 cm
Questões
elaboradas pela Assessoria Pedagógica de Matemática
17) Sabe-se que o ser
humano cresce mais de 5 cm por ano. Na puberdade, esse crescimento pode
aumentar para 12 ou 13 cm por ano. É preocupante quando o crescimento está
abaixo dos 4 cm, ou menos de 6 cm, na fase da puberdade
Quanto mais cedo os pais ou responsáveis descobrirem que a criança não está com a estatura média dos amiguinhos da mesma idade, será mais fácil para evitar o nanismo. João é uma criança normal e está com 5 anos, medindo 1,08 metros. Considerando que ele cresça 5 cm ao ano, com 10 anos, ele terá quantos centímetros?
Quanto mais cedo os pais ou responsáveis descobrirem que a criança não está com a estatura média dos amiguinhos da mesma idade, será mais fácil para evitar o nanismo. João é uma criança normal e está com 5 anos, medindo 1,08 metros. Considerando que ele cresça 5 cm ao ano, com 10 anos, ele terá quantos centímetros?
a) (
) 130 cm b)
( ) 134 cm
c) (
) 137 cm d)
( ) 133 cm
18) 0,20 metros escrito em
centímetros, são 20 centímetros.0,20 metros
escritos em quilômetros são 0,0002 km. Escrito em notação científica é:
a) (
) 0,2 x 10-4 b) ( ) 2,0 x 10-5
c) (
) 0,2 x 10-3 d) ( ) 2,0
x 10-3
19) O resultado de é:
a) (
) 23 b)
( ) 2,3
c) (
) 0,23 d)
( ) 0,023
Respostas
|
|||||||||||||
13
|
B
|
14
|
C
|
15
|
D
|
16
|
C
|
17
|
D
|
18
|
C
|
19
|
A
|
(Questões elaboradas por Jadson,
Cleber, Fabiane e Joselma – Esc. Mun. Rodolf, Esc. Mun. Raimunda de O. Passos e
Esc. Mun. Maria Aparecida Gebrim )
Leia o texto a baixo e responda a
questões de 20 a 25 (Descritores 17, 24
e 25)
Apesar
da garantia que não seria afetado, governo corta R$ 5,1 bilhões no valor
destinado ao Programa minha casa minha vida
Brasília – O governo cortará R$ 50,1
bilhões em despesas previstas no Orçamento de 2011 à custa de combate a
fraudes, adiamento do pagamento de sentenças judiciais, reestimativas e corte
de “vento”. Redução de despesas “na carne”, mesmo, só R$ 13,1 bilhões. É o que
revelam os dados divulgados ontem pelos ministros da fazenda, Guido Mantega, e
do planejamento Miriam Belchior. Ao contrário do anunciado, o Programa de
Aceleração do Crescimento (PAC) foi cortado, com a redução de R$ 5,1 bilhões no
Programa Minha Casa Minha Vida, que tecnicamente faz parte do PAC. (In: O
Popular, 27/02/2011).
20 – O número 5,1 bilhões está
representado pela seta em qual reta
numérica?
a) ( )
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|||
|
-8
|
-6
|
-4
|
-2
|
0
|
2
|
4
|
6
|
|
b) ( )
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|||
|
-8
|
-6
|
-4
|
-2
|
0
|
2
|
4
|
6
|
|
c) ( )
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|||
|
-8
|
-6
|
-4
|
-2
|
0
|
2
|
4
|
6
|
|
d) ( )
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|||
|
-8
|
-6
|
-4
|
-2
|
0
|
2
|
4
|
6
|
|
21 – A fração que melhor representa o
valor 5,1 bilhões é:
a) (
) b)
( )
c) (
) d)
( )
22) O número 50,1 bilhões escrito por
extenso é:
a) (
) Cinquenta milhões e cem mil
b) (
) Cinquenta bilhões e cem milhões
c) (
) Cinquenta bilhões e cem mil
d) (
) Cinquenta milhões e cem bilhões
Questões
elaboradas pela Assessoria Pedagógica de Matemática
23) Um dos maiores prêmios pagos pela
loteria no Brasil ficou em torno de R$ 144,9 milhões. O corte de 50,1 bilhões
representa quantas vezes a mais esse
prêmio?
a) (
) 34,57 b)
( ) 3,457
c) (
) 345,7 d)
( ) 3.458
24) O valor de 50,1 + (13,1 – 5,1)² é:
a) (
) 112,1 b)
( ) 113,1
c) (
) 115,1 d)
( ) 114,1
25) O valor de (13,1)² – (5,1)³ é um
número:
a) (
) Compreendido entre 38 e 40 b)
( ) Compreendido entre 39 e 41
c) (
) Compreendido entre 42 e 44 d)
( ) Compreendido entre 45 e 48
Respostas
|
|||||||||||
20
|
A
|
21
|
C
|
22
|
B
|
23
|
C
|
24
|
D
|
25
|
A
|
(Questões elaboradas por Joana e
Elizabeth – Escola Mun. Deputado José de Assis e Escola Mun. Inácio Sardinha)
Leia o texto a baixo e responda a
questões de 26 a 30 (Descritores 21 e 28)
26) Escrevendo na forma
decimal as porcentagens 1% e 5% temos, respectivamente:
a) (
) 0,01 e 0,5 b)
( ) 0,01 e 0,5
c) (
) 0,01 e 0,05 d)
( ) 0,01 e 0,005
27) Representando 943 milhões em
notação científica, temos:
a) (
) 9,43 x 107 b)
( ) 9,43 x 106
c) (
) 9,43 x 109 d)
( ) 9,43 x 108
Questões
elaboradas pela Assessoria Pedagógica de Matemática
28) A cotação do dólar atualmente está
em torno de R$ 1,70. Quanto equivale em reais, o valor “943 milhões de dólares”
aproximadamente?
a) (
) R$ 1.6 bilhões b)
( ) R$ 1,5 bilhões
c) (
) R$ 1,7 bilhões d)
( ) R$ 1,4 bilhões
29) “Em 1940 elas representavam menos
de 1%, hoje 70 anos depois, elas representam 5% do total”. Em 70 anos, o
aumento que elas representam foi de quanto por cento, aproximadamente?
a) (
) 100 % b)
( ) 400 %
c) (
) 300 % d)
( ) 500 %
30) De 1940 até 2010 se passaram
quantas décadas?
a) (
) 5 b)
( ) 6
c) (
) 7 d)
( ) 8
Respostas
|
|||||||||
26
|
C
|
27
|
D
|
28
|
A
|
29
|
B
|
30
|
C
|
(Questões elaboradas por José Arcanjo
- Escola Mun. Deputado José de Assis)
Leia o texto a baixo e responda a
questões de 31 a 36 (Descritores 18 e 29)
31) Carlos aproveitou o anúncio e comprou o
microcomputador pagando à vista e seu primo Paulo comprou um também, pagando
com o cartão de crédito em 12 de R$ 179,00. Agora assinale a alternativa
correta:
a) ( ) Carlos pagou menos que Paulo.
b) ( ) Paulo pagou menos que Carlos.
c) ( ) Paulo e Carlos pagaram o mesmo valor.
d) ( ) Carlos pagou mais que Carlos.
32) Assinale a alternativa
em que está escrito o valor do microcomputador comprado por Carlos:
a) ( ) Cento e setenta e nove reais
b) ( ) Um mil oitocentos e noventa e nove reais
c) ( ) Um mil e setecentos e noventa e oito reais
d) ( ) Cento e noventa e nove reais
Questões
elaboradas pela Assessoria Pedagógica de Matemática
33) Sabendo que uma
polegada mede 2,54 centímetros, a tela do monitor da figura abaixo mede 15,4
polegadas de diagonal. Qual é o valor em centímetros?
a) (
) 39,1 cm b)
( ) 39,7 cm
c) (
) 17,9 cm d)
( ) 38,1 cm
34) Um Kilobyte (KB) é
igual a 1.024 Bytes (1 byte = 8 bites). Um Megabyte (MB) é igual a 1.024 Kilobytes
e um Gigabyte (GB) é igual a 1.024 Megabyte.
Carlos enviou um arquivo para seu professor de matemática que tinha 4,6 MB.
Quantos KB esse arquivo tinha?
a) ( ) 4.71,4 KB b)
( ) 4.710,4 KB
c) ( ) 40.710,4 KB d) ( ) 47.104 KB
35) Um CD comporta até 700
Megabytes de dados e um DVD comporta até 4,7 Gigabytes de dados. Quantos CDs
cheios podem ser copiados em um DVD, aproveitando todo espaço possível?
a) ( ) 6 b)
( ) 7
c) ( ) 8 d)
( ) 9
36) Carlos colocou duas
figuras num trabalho de matemática. As duas figuras tinham 2 KB. Sabendo que uma delas tinha 728 bytes.
A outra figura tinha, exatamente:
a) ( ) 1.240 bytes b)
( ) 1.310 bytes
c) ( ) 1.420 bytes d) ( ) 1.320 bytes
Respostas
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31
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A
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32
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C
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33
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A
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34
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B
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35
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A
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36
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D
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(Questões elaboradas por Iberê
Dujardim - Escola Mun. Alfredo
Jacomossi)
Leia o texto a baixo e responda a
questões de 37 a 42 (Descritores 15 e 24)
O
mais alto arranha céu
O Burj
Dubai ou Torre Dubai em árabe, é o prédio mais alto do mundo. Ele tem 828
metros de altura, 160 andares e está coberto por 28 mil painéis de vidro, cujo
brilho pode ser visto a até 95 quilômetros de distância. Localizado no emirado
de Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, o arranha céu foi inaugurado em janeiro
do ano passado e desbancou o Taipei 101, construção em Taipei, Taiwan, que até
então detinha o título por seus 508 metros. “Simbolicamente, é uma forma de
Dubai demonstrar seu poder. Não há uma justificativa para um prédio tão alto,
já que há bastante espaço livre. Além da questão do tamanho, uma construção
como essa envolve grande complexidade tecnológica”, explica o arquiteto Felipe Romeiro.
Fonte: “O Popular, 25/02/2011”.
37) Qual é a diferença
entre a altura do prédio Burj Dubai e o
Taipei 101?
a) ( ) 280 metros b) ( ) 320 metros
c) ( ) 340 metros d) ( ) 350 metros
38)Qual é a representação
numérica de 28 mil?
a) ( ) 2.800 b)
( ) 280.000
c) ( ) 20.800 d)
( ) 28.000
39) “Ele tem 828 metros e
160 andares”. Considerando que todos os andares tenham a mesma altura, qual é
altura de cada andar?
a) ( ) 5,175 metros b) ( ) 4,175metros
c) ( ) 5,456 metros d) ( ) 6,456 metros
40) Quantos painéis de
vidro tem cada andar, considerando uma divisão igualitária?
a) ( ) 175 painéis b) ( ) 180 painéis
c) ( ) 190 painéis d) ( ) 185 painéis
Questões elaboradas pela
Assessoria Pedagógica de Matemática
41) “O brilho pode ser
visto a até 95 quilômetros”. Quantos
metros essa distância corresponde?
a) ( ) 9.500 metros b) ( ) 950 metros
c) (
) 95.000 metros d)
( ) 950.000 metros
42) Um motorista avistou “O Burj Dubai”
a exatamente 95 quilômetros. Depois de duas horas ele estava em frente à
entrada principal do prédio. Qual foi a velocidade média desse motorista,
levando em consideração que ele não parou nenhum instante?
a) (
) 48,7 km/h b)
( ) 49,5 km/h
c) (
) 46,5 km/h d)
( ) 47,5 km/h
Respostas
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37
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B
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38
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D
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39
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A
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40
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A
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41
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C
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42
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D
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(Questões elaboradas por Simone Abrão – Esc. Mun. Cora Coralina)
Leia o texto a baixo e responda a
questões de 43 a 49 (Descritores 19, 22
e 23)
43)
A soma do número de mortes por insuficiência cardíaca é:
a) (
) 21,4 mil b)
( ) 379 mil
c) (
) 165 mil d)
( ) 36,9 mil
44) As formas irredutíveis das porcentagens de crianças (40%) e adultos
(30%) que aspiram fumaça de cigarro de
outras pessoas está representado em:
a) (
) e b)
( ) e
c) (
) e d)
( ) e
45) “379 mil mortes por insuficiência cardíaca”. O número em
destaque escrito em forma de potência de base 10, é:
a) (
) 3,79 x 103 b)
( ) 3,79 x 104
c) (
) 3,79 x 106 d)
( ) 3,79 x 105
46) Qual o total de mortes provocadas
pelo fumo passivo, considerando os números apresentados por insuficiência
cardíaca, doenças respiratórias, asma e câncer de pulmão.
a) (
) 622,3 mil b) ( ) 612,3 mil
c) (
) 602,3 mil d)
( ) 632,3 mil
Questões
elaboradas pela Assessoria Pedagógica de Matemática
47) Quanto é 40% de um grupo de
412.500 crianças?
a) (
) 175 mil b)
( ) 170 mil
c) (
) 180 mil d)
( ) 165 mil
48) Qual o gráfico melhor representa o
resultado do estudo dirigido pela Organização Mundial da Saúde (OMS)?
a) (
)
b) (
)
c) ( )
d) (
)
49) De acordo com o texto, assinale
“V” para as informações Verdadeiras e “F” para as Falsas e depois marque a
opção correta:
I - ( ) O
fumo passivo é responsável por 379 mil mortes por insuficiência cardíaca no
mundo.
II - ( ) O
fumo passivo é responsável por 21,4 mil mortes por doenças respiratórias no
mundo.
III - ( ) Cento e sessenta e cinco mil pessoas
morrem todos os anos por causa do câncer de pulmão provocado pelo fumo passivo.
IV - ( )
As crianças também são vítimas do fumo passivo.
A sequência correta é:
a)
( ) V – V – V - F b)
( ) V – V – V - V
c)
( ) F – F – V - F d)
( ) V – F – F – V
Respostas
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43
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B
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44
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C
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45
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D
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46
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C
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47
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D
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48
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B
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49
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D
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(Questões elaboradas por Vera Lúcia
– Esc. Betesda Primavera)
Leia a receita de Nhoque Recheado e
responda a questões de 50 a 55 (Descritores 14 e 24)
50) Qual a quantidade de
xícaras que foram utilizadas nesta receita de ingredientes diversos?
a) (
) 11,0 xícaras b)
( ) 11,5 xícaras
c) (
) 12,0 xícaras d)
( ) 12,5 xícaras
51) Se cada xícara de chá corresponde a 250 gramas, qual o total de
quilos e gramas utilizadas nessa receita?
a) (
) 3,125 kg e 312,5 g. b)
( ) 3,125 kg e 3.125 g.
c) (
) 31,25 kg e 312,5 g. d)
( ) 3,125 kg e 31,25 g.
52) Quantas xícaras são necessárias para obter 1,5 kg de
ingredientes, sabendo-se que cada xícara corresponde 0,25 kg.
a) (
) 6 xícaras b) ( ) 7 xícaras
c) (
) 6,5 xícaras d)
( ) 7,5 xícaras
53) Ao dobrar esta receita, qual a
alternativa que está com os ingredientes na medida certa?
a) (
) 5 xícara (chá) de farinha de trigo e 3 xícaras (chá) creme de leite
b) (
) 1,5 xícara (chá) de queijo meia cura ralado
e 2 xícaras (chá)
de molho de tomate
c) ( ) 1 xícara (chá) de queijo parmesão ralado e
4 xícaras (chá) de leite
d) (
) 2 xícara (chá) de creme de leite e 3 xícaras (chá) de leite
Questões elaboradas pela
Assessoria Pedagógica de Matemática
54) Que fração irredutível
é a representação de 250 gramas em relação a 1 quilograma?
a)
( ) kg b)
( ) kg
c)
( )
kg d)
( ) kg
55) Para fazer 6 receitas desse
nhoque, qual a quantidade de farinha de trigo que serão gastos, em kg?
a) (
) 3,5 kg b)
( ) 4,5 kg
c) (
) 4,0 kg d)
( ) 5,0 kg
Respostas
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50
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D
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51
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B
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52
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A
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53
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C
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54
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D
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55
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B
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(Questões elaboradas por Maria Teresinha – Esc.
Mun. Lena Leão)
Leia o texto a respeito da cidade de Anápolis
e o anúncio de vendas de casa para
responder a questões de 56 a 63 (Descritores 1, 12, 13, 15 e 28)
A
cidade de Anápolis-GO tem desenvolvido economicamente e socialmente. Com o
número de cursos superiores oferecidos pelas universidades e com a construção
de casas do “Projeto minha casa, minha vida” do governo federal, houve uma
valorização dos imóveis em nossa cidade.
Observe
os anúncios de casa para vender
recortados do Jornal “O Hoje”.
56) Quanto a localização, a vila união
está localizada em qual região da cidade de Anápolis – GO?
a) (
) Leste b)
( ) Norte
c) (
) Sul d)
( ) Oeste
57) Qual é a diferença entre os
valores de venda dos dois anúncios?
a) (
) R$ 85.000,00 b)
( ) R$ 95.000,00
c) (
) R$ 100.000,00 d)
( ) R$ 90.000,00
58) “Teto telha 2,44 m” Essa medida em
centímetros equivale a:
a) (
) 2.440 cm b) ( ) 2,44 cm
c) (
) 244 cm d)
( ) 24,4 cm
59) Quanto por cento a casa do anúncio
1 é mais cara que o anúncio 2, tendo como referência o anúncio 2?
a) (
) 85,00% b)
( ) 70,83 %
c) (
) 95,00% d)
( ) 80,83 %
Questões
elaboradas pela Assessoria Pedagógica de Matemática
60) Sabe-se que o terreno do anúncio 2
não é um terreno quadrado, como mostra a figura abaixo. Supondo que a medida
das laterais desse terreno seja 30 m,
qual será a medida de frente para a Rua Formosa?
Rua Planaltina
Rua Formosa
a) (
) 30 m. b)
( ) 25 m.
c) (
) 35 m. d)
( ) 20 m.
61) Sabendo que as medidas dos lados
do terreno do exercício 60, são 20 m e 30 m, configurando um ângulo reto,
ligando as extremidades, teremos uma triângulo retângulo. O valor do outro
terceiro lado é um número compreendido entre:
a) (
) 33 e 34 b)
( ) 35 e 36
c) (
) 35 e 36 d)
( ) 36 e 37
62) Quantas diagonais
podem ser traçadas na figura do terreno da questão 60?
a) ( ) 4 b)
( ) 2
c) ( ) 6 d)
( ) 8
63) Qual é o perímetro do
terreno da questão 60?
a) (
) 80 m. b)
( ) 90
m.
c) (
) 100 m. d)
( ) 120 m.
Respostas
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56
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D
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57
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A
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58
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C
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59
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B
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60
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D
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61
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D
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62
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B
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63
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C
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(Questões elaboradas por Joselma, Fabiane, Jadson e
Cleber – Escola Mun. Maria
Aparecida Gebrim, Escola Mun. Rodolf Mikel e
Escla Mun. Raimunda de Oliveira Passos)
Leia
com atenção o gráfico do aumento do combustível nos últimos 13 meses
para responder as questões de 64 a 68
(Descritores 17, 21, 36 e 37)
64) Qual é a diferença entre os
preços do álcool comercializado no mês
de junho de 2010 e o preço do álcool comercializado em março de 2011?
a) (
) R$ 0,76 b)
( ) R$ 0,96
c) (
) R$ 0,86 d)
( ) R$ 0,83
65) Os valores dos preços do álcool e da gasolina
(março, 2011) estão representados em qual reta numérica?
a) ( )
b) ( )
c) ( )
d) ( )
66) Jonas abasteceu seu carro no mês
de junho de 2010 e abasteceu em março de 2011. Qual foi a diferença, em reais,
desses dois abastecimentos? Sabendo que o tanque do carro dele comporta 40
litros e o abastecimento foi no álcool.
a) (
) R$ 30,80 b) ( ) R$ 28,40
c) (
) R$ 32,40 d)
( ) R$ 30,40
Questões
elaboradas pela Assessoria Pedagógica de Matemática
67) O aumento do álcool, em
percentuais, apresentado na tabela refere-se
a quais meses?
a) (
) Outubro de 2010 a Março de 2011
b) (
) Setembro de 2010 a Março de 2011
c) (
) Novembro de 2010 a Março de 2011
d) (
) Janeiro de 2010 a Março de 2011
68) De acordo com o gráfico, é incorreto afirmar:
a) (
) O preço médio da gasolina em julho de 2010 era de R$ 2,39
b) (
) Em janeiro de 2010 o preço médio do álcool era de R$ 1,97
c) (
) O aumento aplicado no preço do álcool foi menor que no preço da
gasolina
d) (
) No mês de julho de 2010 houve redução no preço da gasolina.
Respostas
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64
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A
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65
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B
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66
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D
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67
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C
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68
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C
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(Questões elaboradas por Maria do Carmo Calaço – Escola Mun. Dr.
Adahyl)
Leia com atenção o texto sobre “Sustentabilidade”
para responder as questões de 69 até 73 (Descritores 15 e 28 )
69) Após instalado a válvula, qual
será a economia de uma conta que era de R$ 280,00, considerando o consumo 40%
menor?
a) (
) R$ 160,00 b)
( ) R$ 148,00
c) (
) R$ 112,00 d)
( ) R$ 168,00
70) O consumo médio de um condomínio
vertical era de R$ 13.800,00. Ao instalarem a válvula o condomínio passou a
economizar 30%. Qual será o valor pago, considerando esse consumo médio?
a) (
) R$ 13.400,00 b)
( ) R$ 10.660,00
c) (
) R$ 8.660,00 d)
( ) R$ 9.660,00
71) Considerando que nesse condomínio
vertical, da questão 70, morem 150
famílias. Qual será o valor a ser pago de cada família? Sabendo que a divisão é
igualitária para todos.
a) (
) R$ 71,40 b) ( ) R$ 64,40
c) (
) R$ 66,40 d)
( ) R$ 68,40
Questões
elaboradas pela Assessoria Pedagógica de Matemática
72) Em relação ao texto, qual
alternativa está correta:
a) (
) O válvula é instalada junto ao hidrômetro.
b) (
) Hidrômetro é o aparelho usado para medir o consumo de energia.
c) (
) O consumo de água pode ficar até 40% menor com a instalação da válvula.
d) (
) O acessório, “válvula” foi inventado para aumentar o consumo de água.
73) “Consumo de água até 40% menor”.
Em qual alternativa o cálculo de 40% está correto?
a) (
) 40% de uma conta de R$ 150,00 são R$ 60,00.
b) (
) 40% de uma distância de 600 quilômetros, são 250 quilômetros.
c) (
) 40% de 700 alunos são 300 alunos.
d) (
) 40% de uma população de 350 mil pessoas, são 14.000 pessoas.
Respostas
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69
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C
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70
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D
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71
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B
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72
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C
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73
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A
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(Questões elaboradas por Arlete e Júlio – Escola Mun. Alfredo
Jacomossi e Escola Mun. Raimundo Paulo Hargreaves)
Leia
com atenção o texto sobre “A explosão da dengue no país” para responder
as questões de 74 até 79 (Descritores 19 e 36 )
74) De acordo com o texto “até 3 de
julho foram notificados 9.688 casos graves , sendo 2.271 de febre
hemorrágica/síndrome de choque da dengue”. Quantos casos não foram de febre
hemorrágica?
a) (
) 6.754 b)
( ) 6.876
c) (
) 6.417 d)
( ) 7.417
75) Em que ano houve a maior taxa de
incidência de dengue na região Centro-Oeste, por 100 mil habitantes?
a) (
) 2002 b)
( ) 2010
c) (
) 2005 d)
( ) 2009
76) Qual o aumento do número de
incidência de 2002 para 2010 na região Centro-Oeste, por 100 mil habitantes?
a) (
) 953 b)
( ) 432
c) (
) 555 d)
( ) 1.023
77) Em qual das regiões do Brasil abaixo, houve menor taxa de incidência de dengue em
2010?
a) (
) Norte b)
( ) Nordeste
c) (
) Centro-Oeste d)
( ) Sudeste
Questões
elaboradas pela Assessoria Pedagógica de Matemática
78) De acordo como os gráficos, é correto afirmar:
a) (
) Todas as regiões tiveram aumento do número de casos de 2002 até 2010.
b) (
) A região com maior número de casos de 2002 até 2010 foi a Região Sul.
c) (
) A região com maior número de casos em 2009 foi a Região Norte.
d) (
) 161 pessoas para cada grupo de 100.000 pessoas foram diagnosticadas
com dengue em 2009, no Brasil.
79) O gráfico seguinte é a
demonstração do resultado de qual região brasileiro?
a) (
) Norte b)
( ) Nordeste
c) (
) Sul d)
( ) Centro-Oeste
Respostas
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74
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D
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75
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B
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76
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A
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77
|
B
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78
|
D
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79
|
D
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(Questões elaboradas por Patrícia e Wilmara – Escola Mun. Anhanguera e
Escola Mun. João Luiz)
Leia
com atenção o texto sobre “Goiás tem 6,8 milhões de aparelhos celulares”
para responder as questões de 80 até 84 (Descritores 24 e 26 )
Goiás terminou o mês de janeiro com 6.849.692 telefones celulares, de
acordo com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Considerando esses
dados, a teledensidade aumentou ainda mais, alcançando a marca de 113,24
acessos para cada grupo de cem habitantes. Ou seja, há mais de um celular por
habitante. Em relação a janeiro de 2010, foi habilitado 1.094.124 de novas
linhas. No Brasil, são 205.150.977 telefones celulares em operação. Durante o
primeiro mês de 2011, foram realizadas 2,2 milhões de novas habilitações.
Considerando a forma de pagamento para garantir o acesso à telefonia móvel, a
liderança disparada é dos pré-pagos, com 168 889.793 linhas, ou seja, 82,32% do
total. Os pós-pagos somaram 36.261.184 linhas ao final de janeiro, ou seja,
17,68%. A Anatel destaca também o avanço dos terminais móveis com tecnologia
3G, que garante acesso à banda larga móvel: eram 22.567.645 acessos com essa
característica ao final do mês passado.
Fonte: “O Popular, 25/02/2011”
80) Qual o número de aparelhos que
Goiás tem habilitados em janeiro de 2011?
a) (
) Seis milhões oitocentos e cinquênta e nove mil e seiscentos e noventa
e dois.
b) (
) Seis milhões oitocentos e quarenta e nove mil e seiscentos e noventa e
dois.
c) (
) Seis milhões oitocentos e sessenta e nove mil e seiscentos e noventa e
dois.
d) (
) Seis milhões oitocentos e setenta e nove mil e seiscentos e noventa e
dois.
81) Em janeiro, no Brasil , foram
habilitadas quantas novas linhas?
a) (
) 3,2 milhões b)
( ) 2,4 milhões
c) (
) 2,2 milhões d)
( ) 2,6 milhões
82) No
Brasil há 205 milhões de celulares, desses 36 milhões são de linha
pós-pago. Qual é o percentual de linhas pós-pago em relação ao total?
a) (
) 17,6% b)
( ) 18.6%
c) (
) 15,5% d)
( ) 16,5%
Questões
elaboradas pela Assessoria Pedagógica de Matemática
83) A população brasileira, segundo
dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) é de 193.733.793.
De acordo com a reportagem, o número de aparelhos celulares é de 205.150.977.
Quantos celulares há a mais que a população brasileira?
a) (
) 12.417.184 b)
( ) 11.417.184
c) (
) 13.417.184 d)
( ) 14.417.184
84) Assinale a alternativa incorreta
em relação ao texto
a) (
) As linhas pós-pagos dominam o mercado de telefonia celular.
b) (
) A tecnologia 3G tiveram aumento significativo.
c) (
) A linha pós-pago representa 17,68% das linhas.
d) (
) Goiás tem mais celulares habilitados que habitantes.
Respostas
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80
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B
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81
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C
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82
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A
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83
|
B
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84
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A
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Questões
elaboradas pela Assessoria Pedagógica de Matemática (Descritor 24)
Leia o texto “Terremotos no Mundo!”,
para responder as questões de 85 a 90.
Terremotos
no Mundo
Um
forte terremoto de magnitude 8,9 atingiu a costa nordeste do Japão na
sexta-feira (11 de Março de 2011), gerando um tsunami (onda gigante com
potencial destrutivo) que devastou cidades, arrastando prédios, casas, carros e
navios. Uma usina nuclear foi abalada pelo terremoto e sofreu uma explosão. Os
recentes terremotos no Chile e no Haiti (causando mais de 100 mil mortes)
assustaram a população latino-americana. No Brasil, os terremotos não ocorrem
com intensidade, no entanto, ao contrário do que muitos pensam, o país não está
totalmente isento desse fenômeno. As principais regiões afetadas por terremotos
são aquelas localizadas próximas às bordas das placas tectônicas onde há zonas
de convergência, ou seja, encontro entre duas ou mais placas diferentes. Apesar
do Brasil se localizar bem no centro da Placa Sul-Americana, onde ela atinge
até 200 quilômetros de espessura, terremotos causados por desgastes na placa
tectônica, que, por sua vez, causam falhas geológicas, podem ocorrer no país.
Além disso, é possível sentir as conseqüências de terremoto com epicentro em
países da América Latina.
Entre
os principais terremotos registrados no Brasil, podemos destacar:
ü No estado do Mato
Grosso, em 1955, um terremoto de 6,6 graus na escala Richter foi registrado;
ü Em 1955, um terremoto de
6,3 graus atingiu o estado do Espírito Santo;
ü No Ceará, foi registrado
um terremoto de 5,2 graus na escala Richter, em 1980;
ü Em 1983, um sismo de 5,5
graus atingiu o estado do Amazonas;
ü Minas Gerais, em 2007,
registrou um terremoto de 4,9 graus no município de Itacarambi. Nessa ocasião,
uma criança morreu soterradas, sendo, até hoje, a única vítima fatal registrada
no Brasil em decorrência de um sismo;
ü Em abril de 2008, os
estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná e Santa Catarina foram atingidos
por um terremoto de 5,2 graus na escala Richter;
Conforme dados divulgados pelo Instituto de Astronomia,
Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo (USP), forma
registrados no Brasil mais de 100 terremotos no Século 20. Todos eles com pequenas
magnitudes e intensidade, muitas vezes seus efeitos são imperceptíveis na
superfície terrestre. Terremotos com mais de 7 graus na escala Richter,
causando destruição, apresentam pequenas possibilidades de ocorrerem no Brasil,
pois eles são mais frequentes em locais próximos as zonas de convergência em
placas tectônicas, o que não é o caso brasileiro.
Os piores terremotos do mundo
11 de Março de 2011 - Terremoto de 8,9 graus às 14h45 e tsunami devasta cidades do
Japão. O epicentro do pior terremoto da historia do Japão foi no Oceano
Pacífico, na costa leste do Japão. Ondas de dez metros de altura começaram a
invadir a costa nordeste do país logo em seguida. Segundo o serviço
geológico dos Estados Unidos o tremor foi o 7º maior já registrado no mundo. Mesmo
para um país acostumado a fortes tremores, este último foi devastador e foi
seguido de mais de 30 réplicas, com o mais forte de magnitude 7,1. Japão tem
mais de 250.000 pessoas em abrigos e enfrenta risco de acidente nuclear nas
usinas afetadas pelo tremor. O número oficial de mortos pelo terremoto é
de 9.000 pessoas e ainda tem 13,5 mil s desaparecidas (22/03/2011), mas
possivelmente irá aumentar, haja visto que 10 mil moradores da cidade
portuária de Minamisanriku estão desaparecidos segundo informações
das autoridades da prefeitura (província) de Miyagi, na região nordeste do
Japão.
12 de janeiro de 2010 - Um forte terremoto de magnitude 7,0
graus, abalou o Haiti às 16h53 de
terça-feira, hora local – 19h53 de Brasília. O epicentro foi a poucos quilômetros
da capital, Porto Príncipe. Número de Vítimas chegou a 270 000 mortos.
12
de maio de 2008 - Um terremoto atinge a província
de Sichuan, no sudoeste da China. Apenas em um condado da província, até 87 mil
pessoas morrem ou são dadas como desaparecidas. Outras 370 mil ficam feridas. O
tremor chegou a 7,8 graus e começou na capital da província, Chengdu, no início
da tarde.
26 de dezembro de 2004 - Um tremor de 9,2 graus no Oceano Índico gera um tsunami que atinge
vários países da Ásia, matando quase 300 mil pessoas.
Julho 1976, em Tangshan (China): 700 mil mortos, segundo especialistas
ocidentais.
Setembro de 1923, em Yokohama (Japão): mais de 140 mil mortos.
Janeiro de1556, em Shansi (China): 830 mil mortos.
Agosto de 1138, em Aleppo (Síria): 230 mil mortos.
85)
Sabendo que o tamanho relativo dos
sismos é chamado de magnitude.
Ela é medida usando-se a chamada Escala
Richter, criada em 1935, por Charles Richter. Essa escala é
logarítmica, ou seja, de um grau para o grau seguinte a diferença na amplitude
das vibrações é de dez vezes. E a diferença da quantidade de energia liberada é
de 30 vezes. Isso significa que um terremoto de magnitude 8 tem vibrações dez
vezes maiores que um terremoto de magnitude 7 e cem vezes maiores que um cuja
magnitude é 6. Assim, o terremoto do Japão (11/03/11) foi quantas vezes maiores
que o do Haiti (12/01/10)?
a) ( ) 980 vezes b)
( ) 900 vezes c) ( ) 100 vezes d)
( ) 1.000 vezes
86)
O terremoto do dia 26 de dezembro de 2004 (Ásia) foi quantas vezes maior que o
terremoto de 11 de março de 2011 (Japão) ? a) ( ) 3 vezes b)
( ) 4 vezes c) ( ) 30 vezes d)
( ) 40 vezes
87)
Em relação aos terremotos no Brasil, é incorreto
afirmar: a) ( ) O Brasil está livre de terremotos b) ( ) No Ceará, foi registrado um terremoto de
5,2 graus na escala Richter, em 1980 c) ( ) Em abril de 2008, os estados do Paraná e
Santa Catarina foram atingidos por um terremoto de 5,2 graus na escala Richter d) ( ) Um sismo de 5,5 graus atingiu o estado
do Amazonas, em 1983.
88)
Observe os graus de três terremotos ocorridos no mundo. Japão: 8,9 – Haiti: 7,0 – China: 7,8.
Qual foi a média aritmética desses três terremotos? a) (
) 7,7 b) ( ) 7,8 c) ( ) 7,6 d)
( ) 7,9
89)
Observe a tabela representando os graus de alguns terremotos ocorridos no
mundo:
Local
|
Graus
|
Japão
|
8,9
|
Haiti
|
7,0
|
China
|
7,8
|
Ásia
|
9,2
|
Qual
alternativa demonstra graficamente esses terremotos?
a)
( )
b)
( )
c)
( )
d)
( )
90)
O texto fez referência a um terremoto ocorrido na Síria em 1138. A exatos
quantos anos esse terremoto ocorreu do ano de 2011? a) ( ) 773 b)
( ) 873 c) ( ) 813 d)
( ) 883
Respostas
|
|||||||||||
85
|
B
|
86
|
A
|
87
|
A
|
88
|
D
|
89
|
A
|
90
|
B
|
Questões
elaboradas pela Assessoria Pedagógica de Matemática (Descritores 11, 22, 23 e
28)
Leia
atentamente os ingredientes da Pizza para responder as questões de 91 até 100
91) Das frações abaixo,
qual não faz parte dos ingredientes da pizza?
a) ( ) b)
( )
c) ( ) d)
( )
92) Qual é o resultado de : ?
a) ( ) b)
( )
c) ( ) d)
( )
93) Quanto é da metade de 900
gramas de cebolinhas?
a) ( ) 250 g. b)
( ) 300 g.
c) ( ) 350 g. d)
( ) 200 g.
94) Um grupo de 3 amigos
pediram duas pizzas de acordo com a Oferta do dia: Delícia do tamanho da sua fome! Pizza gigante de 45 cm de diâmetro, de
R$ 29,00 por R$14,50 na Arte da Pizza.
Ao pagar a conta, um dos
amigos pagou a metade do valor sozinho e da metade restante, cada um pagou a
metade. Qual o valor que cada um pagou?
a) ( ) R$ 13,50 – R$ 6,25 – R$ 6,25 b) ( ) R$ 15,50 – R$ 7,25 – R$ 7,25
c) ( ) R$ 14,50 – R$ 7,25 – R$ 7,25 d) ( ) R$ 14,50 – R$ 6,25 – R$ 6,25
95) Qual é o desconto que
a Arte da Pizza está oferecendo na oferta do dia?
a) ( ) 60% b)
( ) 70%
c) ( ) 80% d)
( ) 50%
Uma pizza foi dividida em 8 partes iguais.
Conforme a figura abaixo:
Tendo como referência a
figura da pizza, responda as questões de 96 até 100.
96) Qual é o valor de cada
ângulo formado pela corte dos pedaços da pizza?
a) ( ) 35º b)
( ) 45º
c) ( ) 40º d)
( ) 50º
97) Quantos seguimentos de
reta foram formados na divisão da pizza?
a) ( ) 5 b)
( ) 7
c) ( ) 6 d)
( ) 8
98) Quantos graus tem o
ângulo formado por AÔD?
a) ( ) 120º b)
( ) 135º
c) ( ) 125º d)
( ) 140º
99) Qual ângulo tem 135º?
a) ( ) AÔC b)
( ) EÔG
c) ( ) CÔG d)
( ) BÔE
100) Os ângulos formados na
divisão da pizza, são:
a) ( ) Agudos b)
( ) Obtusos
c) ( ) Retos d)
( ) Rasos
Respostas
|
|||||||||||||||||||
91
|
D
|
92
|
C
|
93
|
A
|
94
|
C
|
95
|
D
|
96
|
B
|
97
|
D
|
98
|
B
|
99
|
D
|
100
|
A
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