domingo, 9 de outubro de 2011


 Vamos por etapas:
      É comum professores cometerem um
grave erro ao montarem um
Plano de aula: fazê-lo para si próprio. O Plano de aula deve
ser feito para o aluno!
Como assim?! Você deve estar se perguntando...
É simples: o centro de um Plano de aula é, sem dúvida, o aluno!
Como vai aprender e como vai receber o que você está propondo.
É preciso fazer com que o aluno estude para aprender e não para
“passar de ano” e você só conseguirá isto se fizer um Plano de aula, 
onde ele (o aluno) é o “tema central”.
Mas o que eu, como professor(a), penso não conta?
É claro que sim, pois nós, educadores, somos os
responsáveis por propiciar 
situações em que o aluno se aproprie do conhecimento. 
Lembre-se: o aluno 
não é um ser que não sabe nada e vai à escola
para aprender tudo 
com o professor, que é o detentor do saber.
   Agora que já “sabe” que o tema central do
Plano de aula deve ser o aluno,
você deve preocupar-se em criar situações
interessantes para sua aula. 
Como são seus alunos? Do que mais gostam? 
Ouvir histórias, dançar...?
Evite pensar: “Como vou ensinar isto à turma?”
  e pense:
“Como meus alunos irão aprender isto?”
O processo de ensino-aprendizagem é
uma troca gostosa:
você aprende com seus alunos e eles com você,
pois cada criança já chega à escola com
conhecimentos diversos... 
Assim como o professor...
   Os alunos não são todos iguais, logo não 
aprendem da mesma forma.
O educador deve conhecer e respeitar seu aluno. 
Respeitar seus limites, suas dificuldades,
sua opinião...

  Vamos para a prática!
   Primeiro – TEMA GERADOR: Sua aula será sobre o quê?
    Segundo – OBJETIVO:  O que seu aluno deve FAZER, SABER e SER?
       FAZER – o que seu aluno vai fazer durante a aula? Pintar? Dançar? 
Escrever? Recortar? Colar?
        SABER – a atividade que seu aluno desenvolveu o levou, a saber, o quê?
O que ele “aprendeu”?
        SER – a atividade que seu aluno fez o levou a se apropriar
de um conhecimento, certo?
Como este conhecimento acrescentará nele (o aluno)  
como pessoa, cidadão?
   Terceiro – PROCEDIMENTOS: como será 
desenvolvida a sua aula? 
Como proceder para que o aluno FAÇA, SAIBA e SEJA?!
   Quarto – AVALIAÇÃO: como você avaliará seu aluno?
(Não fique sentado durante o
desenvolvimento das atividades, 
circule pela sala de aula observando-os 
e tirando, possíveis,
dúvidas. Elogie, estimule, avalie!).                                                        

Algumas idéias!
     Monte um Plano de aula em que o aluno participe.
Promova debates, ouça-os e faça com que ouçam a você 
(eu utilizo muito “a frase: 
Quando um fala o outro escuta!”).
   Criança gosta de  se sentir útil, promova brincadeiras
para escolher o
AJUDANTE DO DIA ( em minhas aulas o ajudante
conta uma história
ou narra um fato que aconteceu em sua vida, para a turma!).
Decore a sala com enfeites confeccionados
por eles mesmos.
   Evite abstrair em suas aulas
(principalmente na Educação Infantil)
quando falar em “algo” leve “este algo”
para que a turma veja. 
Se não puder levar, consiga fotos
e mostre à eles.
   Não crie situações complicadas demais, 
ofereça desafios pertinentes
à idade de seu aluno.
Fale de situações que lhe
sejam familiares,
cite o nome de algumas crianças e peça, 
se estas se sentirem seguras para tal,
que contem como foi seu dia, ou como
foi sua última festa de aniversário... 
A partir daí conduza a aula de acordo com o
TEMA GERADOR e vá inserindo os 
conteúdos propostos...   Leia bastante.
É importante que você domine o assunto
que está “propondo” à turma...                                                 
   Quer um exemplo? 
   Conheça os dez mandamentos 
para bem planejar.

Planejar, o caminho para a boa aula!
 
Só ensina bem quem sabe aonde quer levar os alunos e se prepara para chegar lá!
  A atividade de planejar é considerada complicada, chata e
burocrática por boa parte dos professores!
  Planejar é simples... Defina os objetivos e o caminho para alcançá-los. 
É preciso caminhar muito, mas quem faz o percurso encontra a
 chave para o sucesso! Quer saber mais?

OS DEZ MANDAMENTOS PARA BEM PLANEJAR!

1) ESQUEÇA A BUROCRACIA
    Antes o Plano vinha pronto, em pacotes.
Hoje quem leciona tem espaço para criar!

2) CONHEÇA BEM DE PERTO O SEU ALUNO
    Pergunte-se sempre: “O que meu aluno deve e pode aprender?”.

3) FAÇA TUDO OUTRA VEZ (E MAIS OUTRA)
    O planejamento deve ser sempre alterado,
de acordo com as necessidades da turma.

4) ESTUDE PARA ENSINAR BEM
    Uma pessoa só pode ensinar aquilo que sabe, 
porém é preciso, também, saber como ensinar.

5) COLOQUE-SE NO LUGAR DO ESTUDANTE
    Você deve saber se os temas trabalhados 
em sala são importantes do ponto de vista do aluno.

6) DEFINA O QUE É MAIS IMPORTANTE
    Os critérios para estabelecer o que é mais 
importante ensinar devem ser as necessidades dos alunos.

7) PESQUISE EM VÁRIAS FONTES
    Toda aula requer material de apoio.
Busque informações em livros, em revistas, na Internet...

8) USE DIFERENTES MÉTODOS DE TRABALHO
    Métodos como: aulas expositivas,
atividades em grupo e pesquisas são excelentes aliados!

9) CONVERSE E PEÇA AJUDA
Converse com os colegas! Aproveite as reuniões!

10) ESCREVA, ESCREVA, ESCREVA
     Compre um caderno e anote, no fim do dia,
tudo o que você fêz em classe. Esta é uma forma de você analisar
o que está ou não dando certo em seu trabalho!

Exemplo de um Plano de aula!

 
    PLANO DE AULA

 (Eu utilizei este Plano de aula com uma turminha da CA – Faixa etária 6 anos)

TEMA GERADOR: Noções de lateralidade

OBJETIVOS:
   Dançar a música “Roda, roda, roda e não saia do lugar” – CD Xuxa só para baixinhos 2;
     Pintar, recortar e montar um boneco;
   Trocar de lugar com colegas de turma observando quem está ao seu lado DIREITO  e ao seu lado ESQUERDO;
  Escrever o nome do colega que se senta à sua ESQUERDA e à sua DIREITA (fazendo interdisciplinaridade com Português);
   Falar de situações que envolvam o Tema gerador (Lateralidade) presentes em seu dia-a-dia;
    Saber distinguir o DIREITO do ESQUERDO, após desenvolver as atividades propostas neste Plano de aula;
  Compreender que a lateralidade está em sua vida, associando o que está sendo proposto com situações de seu dia-a-dia.
               
PROCEDIMENTOS:
  Iniciar a aula abordando o TEMA GERADOR através de um debate com a turma respeitando suas experiências prévias;
    Dançar a música “Roda, roda, roda e não saia do lugar” – CD Xuxa só para baixinhos 2;
   Trocar de lugar com os colegas (corrida do bonde), observando quem está ao seu lado DIREITO  e ESQUERDO;
   Após a brincadeira pintar, recortar e montar o boneco;
  O ajudante do dia, ou outra criança que o queira, contará uma História (ou alguma situação que tenha acontecido em sua casa) sobre o Tema gerador;
  Escrever no caderno (atividades propostas no quadro-de-giz) o nome dos colegas que se sentam ao seu lado DIREITO e ao seu lado ESQUERDO ““.

AVALIAÇÃO:
   Avaliar durante as atividades: estimulando, orientando e desafiando os alunos;
     Registrar os avanços da turma, de uma forma geral, e individualmente, de cada criança. Desta forma  acompanhando o desenvolvimento dos alunos.


Observe os ítens dos objetivos:
       
    FAZER – 1.º, 2.º, 3.º, 4.º e 5.º ítens.
    SABER – 6.º ítem;
   SER – 7.º ítem.  

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