sexta-feira, 6 de julho de 2012

COMO FAZER UM PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE SEU TEMPO?


Nossas atividades diárias se multiplicam dia após dia e têm que caber no mesmo espaço de tempo que já era pequeno para as outras atividades. Mas será que isso não tem solução?
Sim, tem solução! Para você fazer um planejamento estratégico do seu tempo e conseguir um aliado nos estudos, selecionamos as principais dicas para que consiga adminstrar seu tempo de estudo, de lazer, com a família, enfim, tudo que é importante em sua vida. 
Este Guia lhe dá o caminho para iniciar a adminstração de seu tempo, lembrando que o resultado dessas dicas, para que você possa usufruir de seu tempo de forma adequada, depende muito de sua força de vontade e de alguns sacrifícios inciais, mas que lhe trará uma qualidade em todas as suas atividades de maneira tranquila, uma vez implantado o planejamento.
Sugerimos começar lendo a página de introdução e continuar pelos demais itens da seqüência abaixo, pois estas informações são importantes para a compreensão deste Guia.
Desse modo, mais uma vez, o que sinceramente esperamos é poder contribuir com este apoio importante nesta fase em que o estudante tem que administrar para se desdobrar para ser um bom estudante, um bom amigo, um bom filho, um bom empregado...   Boa leitura!



Acesse as páginas na seqüência:




 Planejamento Estratégico do Tempo


Introdução
Vinte e Quatro Horas, este é o Tempo que temos em um Dia. Infelizmente ainda não aprendemos a planejar ou administrar o tempo para ter mais horas por dia.
Se não podemos Administrar o Tempo, podemos planejar as atividades para atingir os objetivos, necessidades e desejos no tempo que temos, sejam elas: Estudar, satisfação pessoal, conviver mais com a família, melhorar a qualidade de vida ou simplesmente ser feliz. 
A gestão estratégica do tempo parte do princípio que podemos conquistar o que desejamos ou atingir melhores resultados a partir de uma atitude estratégica – “Fazer mais com menos”.
As quatro etapas básicas de um planejamento do tempo são:
1) Definição dos objetivos: Foco como resultado da priorização dos seus objetivos com base em valores, desejos e necessidades.
2) Diagnóstico: Descoberta dos reais obstáculos que impedem de atingir os seus objetivos, através de um processo de análise, intuição e investigação da causa e efeito.
É fundamental, para a melhoria da eficácia, distinguir obstáculos reais de problemas imaginários.
“Para quem não tem objetivos, tudo se transforma em problemas imaginários”
3) Solução: Aplicar o pensamento criativo para gerar várias alternativas e escolher as melhores idéias com base em critérios para eliminar o obstáculo identificado e atingir o objetivo desejado. 
4) Plano de Ação: Organizar cronologicamente as ações a serem implementadas: O que estudar, onde estudar, porque estudar e principalmente quando. 
Após todo este processo, ainda é interessante ter uma “Lista de Tarefas ou Estudo”, com as próximas três tarefas ou matérias a serem estudadas ou no máximo cinco. Este cartão é uma ferramenta mágica que contribui para eliminar a sensação “o dia acabou e eu não fiz/estudei nada”.
É claro que para o cartão produzir a magia desejada é necessário cumprir as quatro etapas da “Planejamento estratégico do tempo”. 
 Planejamento Estratégico do Tempo


Soluções
A solução para um bom vestibular diante de tantas fórmulas para passar no vestibular, o estudante esquece do mais importante, o planejamento. Abaixo você encontrará dicas para organizar o seu tempo que pode ser o diferencial no rendimento do vestibulando ou estudante.

Saiba que, absorver muitas informações e organizá-las é um desafio. Assim planejar é organizar, mas como e quando?

Para quem está no último período do ensino médio, onde a carga de assuntos é dobrada devido ao vestibular. O aluno tem muito assunto para estudar e rever em um curto tempo e no exíguo horário entre seus deveres cotidianos.

A falta de atenção pode ser fatal. Isto porque são várias matérias de caráter acumulativo onde organizar e observar são notórios. Além disso, diversão e estudo dividem os deveres do discente, que se vê cercado de prazeres e com o desejo/obrigação de estudar.

Estabelecer limites e regras é o que poucos procuram, perpetuando a diversão como prioridade; "primeiro diversão, depois estudo".

Para conseguir um bom resultado no vestibular, ou em provas e exames, não basta somente estar matriculado em um bom cursinho ou estudar no melhor colégio, é necessário também reservar tempo para estudos extra-classe, simulados, aulões, entre outros eventos do tipo. É preciso saber diferenciar quantidade de qualidade.

Há vários fatores que determinam o desempenho do vestibulando em uma avaliação, tais como: concentração, atenção, inteligência emocional, saúde e preparação. Nenhum deles é mais ou menos importante que o outro, na falta de algum, os outros ficam comprometidos.

Uma boa administração e planejamento do tempo para o estudante ajudam a manter esses três fatores em ordem. Para planejar bem o seu tempo você precisará dizer “não” para algumas atividades. O não poderá trazer vários benefícios, no entanto, é preciso estar consciente de que um não mal utilizado pode trazer uma série de conseqüências negativas. Por isso, pense bem antes de negar uma atividade.

Não se deixar distrair nos momentos de memorização, prestar atenção nas disciplinas e saber conciliar diversão e hora de estudo, influi na criação do planejamento que é a emancipação dos deveres cotidianos.

Fazendo um planejamento do tempo você vai estar pronto para:
1) Administrar seu tempo de forma inteligente e estabelecer objetivos.
2) Aumentar a sua produtividade nos estudos, sem interferir na vida social, nesta fase de vestibular.
3) Definir prioridades e programar seu tempo para atingir metas estudantis e pessoais.
4) Utilizar os recursos tecnológicos a seu favor para ganhar tempo nas atividades diárias.
5) Adquirir novas atitudes e hábitos para conquistar mais qualidade de vida e resultados positivos nos estudos.
6) Planejar suas atividades diárias para equilibrar o tempo gasto com atividades, trabalho, estudo, família e lazer.
 Planejamento Estratégico do Tempo


Definindo prioridades
É importante definir prioridades para haver eficácia em suas ações e melhorar seus resultados. A melhor forma de estabelecer prioridades ainda é aquela que utiliza a importância e urgência. A importância deve ser avaliada pelas matérias que você tenha dificuldade e a urgência para entrega de trabalhos escolares ou provas.

Obviamente a importância das prioridades é definida segundo um objetivo ou uma meta e isso é muito pessoal. Obviamente, você pode utilizar perguntas para classificar os seus estudos e definir as suas prioridades.

Administrar o tempo de estudo implica definir prioridades, estabelecer metas viáveis e alcançá-las. Assuma somente tarefas de estudo que poderá cumprir, evitando assim o estresse decorrente da sensação de não-cumprimento do dever, que compromete o equilíbrio emocional e a saúde.

Sempre é bom lembrar que quantidade não é necessariamente qualidade. Não adianta estabelecer metas irreais, dizer não a todas as outras atividades, acumular estresse e não cumpri-las. Acabam sendo prejudicial aos estudos, à saúde e a preparação para o vestibular ou mesmo provas regulares. O cronograma de estudo tem que ser equilibrado e baseado no tempo de que realmente dispõe.

Selecione com cuidado as atividades desenvolvidas nesse período. As atividades desenvolvidas nesse período também precisam ser selecionadas pela importância ou urgência. Procure escolher os cursinhos e aulões que realmente sejam necessários, analisando carga horária, tempo de deslocamento, etc. Inclua em seu cronograma tempo para o lazer e descanso. Seu desempenho e sua saúde dependem muito das suas energias, portanto, restaura-las não é privilegio e sim necessidade.

Como já deve ter reparado, você precisará dizer “não” para algumas solicitações, abaixo, algumas sugestões para minimizar o impacto do não (à balada, ao passeio do final de semana, ao cinema...):
1) Pergunte-se: “Qual é o benefício em dizer não? Quanto vou lucrar (ou deixar de perder) em função da resposta não?”A resposta indicada é mesmo não?
2) Quais interesses serão afetados? Vale a pena?
3) Quais efeitos negativos poderão ser esperados do não? Meça as conseqüências.
4) Pense em termos do contexto, dos interesses e de todos os fatores em jogo. Estude como suavizar os efeitos negativos sem prejudicar a convicção da sua resposta.

Não abra mão da qualidade de vida, lembre-se sempre da relação entre saúde, desempenho e planejamento do tempo para estudo. Procure ser organizado para não se estressar e comprometer sua saúde, bem como os seus resultados. Analise a utilização do não para as seguintes situações:
1) Quando a solicitação não agregar valor à suas expectativas;
2) Quando a atividade não trouxer resultados benéficos ao processo;
3) Quando existirem outras prioridades.
 Planejamento Estratégico do Tempo


Cumprir Prazos
Programe-se para as provas. 

Existem estudantes que não conseguem cumprir prazos e isso vai refletir quando for um profissional. Ser profissional é ter responsabilidade, é entender que o mercado não pára – ele não espera você terminar o seu trabalho - é entender que prazos são necessários e que devemos respeitá-los e cumpri-los. Para o mercado de trabalho, assim como nos estudos, nos dias de hoje, isso é o básico.

Procrastinação - Existem estudantes que têm o péssimo hábito da procrastinação e não se dão conta disso. O Homem, assim como estudante é um ser de hábitos e, em algumas situações, age de forma ineficaz simplesmente porque tem o hábito de procrastinar, ou seja, de resolver depois. Segundo o dicionário Aurélio, procrastinar significa:

• Transferir para outro dia; adiar, delongar, demorar, espaçar, protrair;
• Usar de delongas, de adiamentos.

Mas, existem maneiras para superar os adiamentos, as quais transcrevemos abaixo para que você possa utilizá-las, se precisar:

1) “Estudar uma vez só”. Decida o que estudar já no primeiro contato com a matéria. Não fique relendo várias vezes, analisando novamente, separando assuntos, fórmulas, para ver depois ou coisas do gênero.
2) “Clareie a sua mente”. Decida o que estudará e o que não estudará, liberando assim a sua atenção para o que deve ser estudado.
3) “Resolva os problemas e dificuldades enquanto eles são pequenos”.
4) “Diminua as interrupções”.
5) “Coloque as matérias atrasadas em dia”.
6) “Pare de se preocupar em demasia com determinada matéria”. A preocupação com o que não foi estudado não resolve o problema, pelo contrário, consome energia que deveria estar sendo usada para resolvê-lo, ou seja, compreender a matéria.
7) “Sinta-se melhor em relação a si mesmo”. Reconheça os benefícios de estudar os assuntos sem procrastiná-los e aproveita a sensação de que você é eficaz. 
 Planejamento Estratégico do Tempo


Otimize seu Tempo!
Você já deve ter ouvido alguém dizer: “que não tem mais tempo pra nada!”, “que está lotado de coisas para fazer!”, “que o dia deveria ter 36 horas”, etc. Pois é, fora o charme, essas declarações muitas vezes têm um fundo de verdade.

Primeiro, pode ser que assumimos mais compromissos do que podemos realizar. Depois, porque costumamos não planejar bem o nosso tempo e com isso, gastamos muito tempo fazendo coisas que não acrescentam nada na nossa vida ou que poderiam ser feitas em outro momento.

O que podemos fazer para otimizar o nosso tempo? Afinal, temos que ter tempo para nós mesmos, para nossas famílias, namoro, trabalho, estudo, diversão, esporte.

Separamos alguns pontos que podem ajudar no seu planejamento diário, confira!

Conheça e Planeje suas Atividades

Que tal no início de cada semana, ou do dia, você parar 5 minutinhos, pegar uma folha de papel, e anotar nela uma lista de coisas que você tem que fazer durante a próxima semana ou durante o dia que se inicia? Inclua assuntos pessoais, acadêmicos, profissionais, de lazer, etc...

Estabeleça suas Prioridades

Agora, anote ao lado de cada assunto dessa lista, um número de 1 a 3, de acordo com as suas prioridades.

Agende suas Atividades

Você já se preocupou em ter uma agenda? Uma daquelas agendas organizadas. Não aquelas que tem todo tipo de anotação.

Então, pegue uma agenda que seja só sua e anote todos os assuntos prioritários nela, de acordo com a lista acima. Aqui é possível definir os melhores horários para cada coisa a fazer, de acordo com seu ritmo de vida.

Escolha o Seu Melhor Tempo

Cada pessoa possui seu próprio relógio interno. Algumas têm melhor desempenho pela manhã; outras não têm um desempenho tão bom senão à tarde. Se for uma pessoa de bom desempenho matutino, programe suas tarefas difíceis para esse tempo. Use seus recursos nos seus melhores momentos do dia.

Seja Realista

Para que a programação seja prática, não deve incluir atividades demais. Tentar ser “superqualquer coisa” só leva ao desapontamento e à frustração. E isto poderá trazer problemas de saúde. Aprenda a fazer suas atividades dentro de seus limites.


IMPREVISTOS

Agora que vimos algumas dicas de como se planejar no tempo, precisamos contar com alguns “certos favores que não estavam no programa” e que “enchem os picuá” de qualquer criatura. São os imprevistos do dia a dia, como um congestionamento de trânsito, quebra do ônibos, uma dorzinha de cabeça, falta na aula, chuva, etc...

Então, vamos lembrar também algumas dicas para essas situações.

Seja Flexível

Sob pressão, procure permanecer calmo, sem stress, e assim poderá realizar muito mais do que se perder totalmente o controle, emocionalmente. Descontraia-se; dá certo. Assim, pode determinar o que tem de ser feito primeiro. Se não se descontrair, não poderá discernir as prioridades corretas.

Peça Ajuda

Procure ter sempre alguém prestativo do seu lado. Incentive alguém a te ajudar quando preciso, evitando assim ficar sobrecarregado, enquanto outros ficam sentados, observando e ficando aparentemente despreocupados com isso.

Só uma coisa mais. Procure aproveitar cada minuto do seu tempo, sem tornar-se escravo dele. Isso poderá fazer de você uma pessoa chata, sem alegria naquilo que faz.

Esteja aberto aos momentos felizes da vida. Aproveite algumas ocasiões para sentar-se tranqüilamente, refletir e falar sobre o que tem feito. Tais momentos podem ser deveras preciosos!
Bons Estudos!
Estando assim planejado seu tempo temos certeza de que seus estudos vão render ao máximo e você não terá surpresas ao ver suas notas nos exames e seu nome nas listas dos aprovados no vestibular!
 Administrar o Tempo na Prova


Um dos fatores fundamentais na prova é o controle do tempo. É comum a velha queixa: "não deu tempo", mas na grande maioria das vezes, isso ocorreu pela falta de uma estratégia.

Para traçar uma estratégia eficiente, você deve considerar alguns pontos básicos:
 
1- Ordem das matérias

A maioria das pessoas segue a ordem da prova, mas você já pode ir para a prova com a sua própria ordem na cabeça. Recomendamos começar pela matéria que você tem mais facilidade, pois você ficará mais confiante e calmo.

É preciso pensar, também, que há matérias que exigem que você esteja mais "aquecido", pois no início da prova, você é um misto de nervosismo e ansiedade; mas com o passar do tempo, você vai acalmando e se concentrando.

Por outro lado, você deve lembrar que no final da prova você está cansado e com o tempo apertado, portanto não deve deixar matérias difíceis para o final. É claro que o nível de dificuldade de cada matéria varia de pessoa para pessoa, portanto cada um deve elaborar seu próprio esquema.

2 - Nível de dificuldade das questões

Há diversos tipos de questões e você deve saber o quanto investir em cada uma. Você deve ir "garimpando" as questões, isto é, ir resolvendo as fáceis e deixando as difíceis para o final.

Examine com atenção o que realmente estão perguntando, nunca trate as questões com menosprezo, todas as questões devem ser lidas e respondidas com cuidado.

Nas questões difíceis, é bom fazer uma distinção entre aquelas que você tem condição de resolver e aquelas que você não faz a mínima idéia, ou seja, é comum você não lembrar da fórmula ou ficar na dúvida entre duas alternativas, estas questões você deve deixar para o final, mas se você não sabe, não perca tempo, "chute" logo e passe para a próxima.

3 - Tempo para cada matéria

Você não gastará o mesmo tempo para cada matéria, pois há matérias que costumam ter questões objetivas e rápidas, já outras são demoradas e trabalhosas.

Se não der tempo para resolver no prazo estipulado você deve passar para a próxima matéria e resolver as remanescentes na hora final. E se resolver em menos tempo, passe o tempo economizado para resolver as remanescentes.

4 - Gabarito

Você deve passar as respostas para o gabarito com calma, portanto reserve cerca de 20 minutos para isso, pois é melhor perder um pouco de tempo fazendo direito, do que arriscar a erra pela pressa.

Não deixe para preencher o gabarito na última hora, pois ficará nervoso e pode não dar tempo. A técnica é a seguinte: resolva primeiro as questões fáceis e passe-as para o gabarito. A última hora você reserva para os testes difíceis.

Esta técnica tem, pelo menos, duas vantagem: primeiro, permite que você passe o "grosso" de seus pontos para o gabarito com calma, já que serão as questões que você tem certeza; segundo, enquanto faz isso, você dá uma relaxada e toma um fôlego para o final "pedreira": as questões que tem dúvida. Outra coisa: passe para o gabarito as questões "em atacado", e nunca uma por uma, o que economiza tempo.

Aconselhamos treinar a eficácia de seu esquema com as provas dos anos anteriores. Se você for ansioso, pode fazer isso na véspera da prova, pois é quando você está mais preparado e, além disso, ocupa o tempo e reduz a ansiedade.

É importante lembrar que não existe regra geral, pois cada um tem diferentes níveis de dificuldade nas diferentes matérias e deve, portanto, elaborar seu próprio esquema.

Boa Sorte!   Equipe Vestibular1
 Planejamento Estratégico do Tempo


Estudo em Grupo
O estudo em grupo, se não planejado, tomam um tempo precioso dos estudantes, por isso devem ser proveitosos, úteis, eficazes. Fazer um estudo em grupo eficaz é muito simples, mas requer disciplina. Vamos relacionar algumas dicas rápidas, mas que devem ser observadas rigorosamente para que seja produtivo:

1) Avaliar a necessidade real do estudo em grupo. Ele é realmente necessário para resolver os assuntos que se pretende aprender aos participantes?
2) Definir um líder, ou seja, a pessoa que conduzirá o estudo;
3) Convidar somente estudantes que possam contribuir para a obtenção do objetivo do estudo em grupo, estudantes que tenham envolvimento com que irá se estudar. O convite deve ser por escrito (e-mail é mais prático), informando o local, horário de início, a previsão de duração do estudo e, principalmente, a pauta de matérias;
4) Solicitar a confirmação de participação dos convidados. Antes do encontro para o estudo em grupo, faça um breve contato com os estudantes convidados para lembrá-los sobre a leitura da pauta e/ou matérias a serem estudadas;
5) Iniciar exatamente no horário marcado. Isso educa, disciplina e dá valor aos que chegam no horário;
6) Seguir rigorosamente a pauta de estudos. Caso algum assunto de outra matéria surja em decorrência do que está sendo tratado, o líder deverá avaliar a sua importância e, se possível, solicitar aos participantes deixá-lo para ser tratado no final do estudo ou em uma outra ocasião;
7) Controlar o tempo de estudo. Isso pode ser feito indicando um dos participantes para ser o “controlador do tempo”;
8) Terminar no horário previsto. Se necessário, estenda o estudo em 10 minutos (no máximo), mas comunique antes aos participantes;
9) Elaborar um resumo do que foi estudado e encaminhar para todos os estudantes participantes. O resumo dos vários participantes será o que realmente importa da matéria e o que deve ser aproveitado para provas e exames.

E é só. Muitos estudantes estão cansados desse assunto ou matéria, mas continuam cometendo erros básicos na condução e na participação do estudo em grupo. Siga esses nove itens e você verá como será produtivo participar dos grupos de estudos.
 Gerenciamento do Tempo


Gerenciamento do Tempo
Gerenciar seu tempo é fundamental
 
Há muitas vantagens em fazer um curso on line, mas há também algumas dificuldades.
O planejamento do tempo é a principal. Por isso, organizamos algumas orientações para ajudar você nesse sentido.








Nenhum comentário:

Postar um comentário