sábado, 21 de julho de 2012

Exercícios e atividades de analise sintática da palavra "que" com gabaritos, útil para professores aplicarem e para estudantes testarem seu aprendizado.

A palavra ”Que” é pronome relativo nas frases que se sequem. Dê a sua função sintática:

26) Esta é a casa em que nasci.
Que é ______________________________

27) A informação de que mais gostei foi aquela:
Que é ______________________________

28) Há sempre solidão em torno dos que caem:
Que é ______________________________

29) Tudo o que vem do acaso carece de firmeza:
Que é ______________________________

30) Ninguém pode ter tudo aquilo que deseja:
Que é ______________________________

31) Eu fui o que tu és, tu serás o que eu sou:
Que é ________________________________

32) “É teu amigo aquele que na ocasião do perigo te ajuda”:
Que é ______________________________

33) A demora excita sempre os que amam:
Que é ______________________________

34) O conto a que fases referências não é tão importante assim:
Que é ______________________________

35) Ela me fez uma pergunta a que- não poderia responder:
Que é ______________________________

36) O animal de que mais tenho medo é o urso:
Que é ______________________________

37) De que conversaremos hoje?
Que é ______________________________

Gabarito:
26. adj. Adv. de lugar
27. obj. indireto
28. sujeito
29. sujeito
30. obj. direto
31. predicativo/ predicativo
32. sujeito
33. sujeito
34. complemento nominal
35. obj. indireto
36. complemento nominal
37. adj. Adv. de assunto

Um comentário: