sexta-feira, 6 de julho de 2012

INTERPRETAÇÃO TEXTUAL


Por: Professor França
01. Considere o seguinte trecho:
Em vez do médico do Milan, o doutor José Luiz Runco, da Seleção, é quem deverá ser o responsável pela cirurgia de Cafu. Foi ele quem operou o volante Edu e o atacante Ricardo Oliveira, dois jogadores que tiveram problemas semelhantes no ano passado.
O termo “ele”, em destaque no texto, refere-se:
a) ao médico do Milan.
b) a Cafu.
c) ao doutor José Luiz Runco.
d) ao volante Edu.
e) ao atacante Ricardo Oliveira.

02. Considere o seguinte diálogo:
I. A: Por que você está triste?
II. B: Porque ela me deixou.
III. A: E ela fez isso por quê?
IV. B: Não sei o porquê. Tentei acabar com as causas da crise por que passávamos.
V. A: Ah! Você se perdeu nos porquês.
Do ponto de vista gramatical, os termos sublinhados estão corretamente empregados em:
a) IV somente.
b) I, III e V somente.
c) II e IV somente.
d) I, II, III, IV e V.
e) II e V somente.

03. “Você só precisa comprar a pipoca. O DVD é grátis.”
Assinale a alternativa que apresenta a forma correta para juntar os dois períodos da propaganda acima num só.
a) Você só precisa comprar a pipoca, entretanto o DVD é grátis.
b) Você só precisa comprar a pipoca, já que o DVD é grátis.
c) Você só precisa comprar a pipoca, inclusive o DVD é grátis.
d) Você só precisa comprar a pipoca e o DVD é grátis.
e) Você só precisa comprar a pipoca, cujo DVD é grátis.
 
04. Das alternativas abaixo, assinale aquela que NÃO está de acordo com a norma culta.
a) Foi ele quem comprou o carro.
b) Alguns de nós seremos vitoriosos.
c) A maior parte das pessoas faltou ao encontro.
d) Os Estados Unidos importa muitos produtos brasileiros.
e) Cada um de nós fez o que pôde.

Caindo na gandaia
O ex-campeão mundial dos pesos pesados Mike Tyson se esbaldou na noite paulistana. Em duas noites, foi ao Café Photo e ao Bahamas, casas freqüentadas por garotas de programa. Na madrugada da quinta-feira, foi barrado com seis delas no hotel onde estava hospedado, deu gorjeta de US$ 100 a cada uma e foi terminar a noite na boate Love Story. Irritado com o assédio, Tyson agrediu um cinegrafista e foi levado para a delegacia. Ele vai responder por lesões corporais, danos materiais e exercício arbitrário das próprias razões.
(Época, nº 391, nov. 2005.)

05. Segundo o texto, é correto afirmar:
a) Mike Tyson estava irritado com o assédio das garotas de programa.
b) Mike Tyson foi preso em companhia das garotas.
c) Tyson foi liberado da delegacia por demonstrar exercício arbitrário de suas razões.
d) Mike Tyson, em duas noites, esteve em três boates e uma delegacia.
e) Mike Tyson distribuiu US$ 100 em gorjetas e se esbaldou na noite paulistana.

06. Considere as seguintes sentenças:
I. Ele sempre falou por meias palavras.
II. É meio-dia e meio.
III. Estava meia nervosa por causa da mãe.
IV. Quero meia maçã para a sobremesa.
V. Ficaram meio revoltados com a situação.
Do ponto de vista da gramática normativa, estão corretas as sentenças:
a) III e IV somente.
b) II e V somente.
c) I, II e III somente.
d) II e IV somente.
e) I, IV e V somente.
07. _____________ fábricas _________ produtos são _________ feitos.
Assinale a alternativa cujos termos completam as lacunas de acordo com a norma culta.
a) Existe, aonde, mal.
b) Existem, onde, mau.
c) Há, aonde, mau.
d) Há, onde, mal.
e) Há, onde, mau.
08. Considere as seguintes previsões astrológicas:
I. Tanto a Lua como Vênus _______ a semana mais propícia a negociações. (deixar)
II. Calma e tranqüilidade _______ em seus relacionamentos. (ajudar)
III. Discussões, contratempos financeiros, problemas sentimentais, nada o ________ nesta semana. (atrapalhar)
Assinale a alternativa em que os verbos entre parênteses completam o texto do horóscopo acima de acordo com a norma culta.
a) deixará, ajudará, atrapalhará.
b) deixarão, ajudará, atrapalhará.
c) deixará, ajudarão, atrapalharão.
d) deixarão, ajudarão, atrapalharão.
e) deixarão, ajudarão, atrapalhará.

09. Considere o seguinte anúncio de jornal:
No próximo dia 20/03, às 7 horas, desembarcam no aeroporto de Guarulhos a dupla sertaneja Antenor e Secundino, onde excursionaram pela Europa, que fizeram grande sucesso se divulgando a nossa música sertaneja.
Assinale a alternativa que reescreve o texto acima de acordo com a norma culta.
a) No próximo dia 20/03, às 7 horas, desembarca no aeroporto de Guarulhos a dupla de cantores Antenor e Secundino,
que excursionou pela Europa, com grande sucesso na divulgação da nossa música sertaneja.
b) No próximo dia 20/03, às 7 horas, desembarcam no aeroporto de Guarulhos a dupla de cantores Antenor e Secundino,
onde excursionaram pela Europa, em que fizeram grande sucesso e divulgando a nossa música sertaneja.
c) No próximo dia 20/03, às 7 horas, desembarcam no aeroporto de Guarulhos a dupla de cantores Antenor e Secundino,
cujos excursionaram pela Europa e fizeram grande sucesso, onde divulgaram a nossa música sertaneja.
d) No próximo dia 20/03, às 7 horas, desembarcam no aeroporto de Guarulhos a dupla de cantores Antenor e Secundino, os quais excursionaram pela Europa com grande sucesso, se divulgando a nossa música sertaneja.
e) No próximo dia 20/03, às 7 horas, desembarca no aeroporto de Guarulhos a dupla de cantores Antenor e Secundino, que excursionaram pela Europa, inclusive que fizeram grande sucesso, onde divulgou a nossa música sertaneja.
10. Enquanto na fala muitas vezes nem todos os verbos e substantivos são flexionados, na escrita isso pode ser considerado um erro. Considere as seguintes sentenças:
I. Saíram os resultados.
II. Foi inaugurado as usina.
III. Apareceu cinqüenta pessoas na festa.
IV. O time apresentou os jogadores.
V. Saiu os nomes dos jogadores.
VI. Também vieram os juízes.
Seguem as normas da escrita padrão as sentenças:
a) I, IV e VI apenas.
b) II, III e V apenas.
c) I, II e III apenas.
d) IV, V e VI apenas.
e) I, III e V apenas.
11. Assinale a alternativa que NÃO está de acordo com a norma culta.
a) Vitamina é bom para o adequado funcionamento do organismo.
b) É necessária a contribuição de todas as pessoas.
c) É necessário autorização para entrar na festa.
d) Embora fossem belos, os moços estavam só.
e) Anexas ao documento, vão as fotos da criança.

12. Considere as seguintes sentenças:
I. Eu ___ fé em suas promessas. (pôr)
II. Os ministros ____ as decisões. (manter)
III. Ficará tudo bem, se você ____ o estoque. (repor)
Assinale a alternativa em que os verbos entre parênteses foram empregados de acordo com a norma culta.
a) ponhei, manteram, repuser.
b) pus, mantiveram, repuser.
c) pus, manteram, repor.
d) ponhei, mantiveram, repor.
e) ponhei, mantém, repuser.

Aparecem novos casos
Cinco novos casos de febre maculosa foram identificados no Rio de Janeiro depois que a doença foi confirmada como causa da morte do superintendente da Vigilância Sanitária Fernando Villas-Boas. A doença também provocou a morte do jornalista Roberto Moura e a internação de um professor aposentado, um menino de 8 anos e uma turista. Em São Paulo, uma garota de 12 anos morreu em decorrência da doença. Ela foi picada por um carrapato quando passeava em um parque.
(Época, nº 391, nov. 2005.)
13. De acordo com as informações do texto acima, assinale a alternativa correta.
a) O texto não aponta a forma provável como a vítima paulista contraiu a febre maculosa.
b) Todas as vítimas da febre maculosa morreram.
c) As vítimas fatais da febre maculosa foram infectadas no Rio de Janeiro.
d) Dos seis infectados, apenas dois sobreviveram.
e) O texto inclui Fernando Villas-Boas na contagem de casos de febre maculosa no Rio de Janeiro.
14. O Projeto Genoma, que envolve centenas de cientistas de todos os cantos do globo, às vezes tem de competir com laboratórios privados na corrida pelo desenvolvimento de novos conhecimentos que possam promover avanços em diversas áreas.
Assinale a alternativa em que o termo “privado” foi usado no mesmo sentido que apresenta acima.
a) Muitos laboratórios acabam privados de participar da concorrência pelos obstáculos legais que se impõem aos participantes.
b) Nem sempre os projetos que envolvem ciência básica podem contar com a injeção de recursos privados, que privilegiam as pesquisas com perspectivas de retorno econômico no curto prazo.
c) Mesmo alguns dos grandes laboratórios que atuam no mercado vêem-se privados de condições materiais para investir em pesquisa de ponta.
d) Os laboratórios privados da licença para desenvolver pesquisas com clonagem de seres humanos prometem recorrer da decisão.
e) Muitos projetos desenvolvidos em centros universitários, privados de recursos, acabam sendo engavetados.


O texto a seguir é referência para as questões 15 a 18.
Reduzir a poluição causada pelos aerossóis – partículas em suspensão na atmosfera, compostas principalmente por fuligem e enxofre – pode virar um enorme tiro pela culatra. Estudo de pesquisadores britânicos e alemães revelou que os aerossóis, na verdade, seguravam o aquecimento global. Isso porque eles rebatem a luz solar para o espaço, estimulando a formação de nuvens (que também funcionam como barreiras para a energia do sol). Ainda é difícil quantificar a influência exata dos aerossóis nesse processo todo, mas as estimativas mais otimistas indicam que, sem eles, a temperatura global poderia subir 4 ºC até 2100 – as pessimistas falam em um aumento de até 10º, o que nos colocaria “dentro” de uma churrasqueira. Como os aerossóis podem causar doenças respiratórias, o único jeito de lutar contra a alta dos termômetros é diminuir as emissões de gás carbônico, o verdadeiro vilão da história.
(Superinteressante, dez. 2005, p. 16.)
15. Assinale a alternativa cujo sentido NÃO está de acordo com o sentido que a expressão “pode virar um enorme tiro pela culatra” apresenta no texto.
a) Pode ter o efeito contrário do que se pretende.
b) Pode aumentar ainda mais o problema que se quer combater.
c) Pode fazer com que o aquecimento global aumente.
d) Pode provocar diminuição na formação de nuvens.
e) Pode aumentar a ocorrência de doenças respiratórias.

16. Assinale a alternativa cuja afirmativa mantém relações lógicas de acordo com o texto.
a) Os aerossóis seguram o aquecimento global porém estimulam a formação de nuvens.
b) Os aerossóis seguram o aquecimento global mas estimulam a formação de nuvens.
c) Os aerossóis seguram o aquecimento global pois estimulam a formação de nuvens.
d) Os aerossóis seguram o aquecimento global e estimulam a formação de nuvens.
e) Os aerossóis seguram o aquecimento global entretanto estimulam a formação de nuvens.
 
17. Segundo o texto, “o verdadeiro vilão da história” é(são):
a) o aquecimento global.
b) as emissões de gás carbônico.
c) a formação de nuvens.
d) as doenças respiratórias.
e) as barreiras para a energia do sol.
18. O termo “pessimistas”, em destaque no texto, está se referindo às:
a) temperaturas.
b) pessoas.
c) influências.
d) estimativas.
e) barreiras.
A ordem de serviço fictícia abaixo é referência para as questões 19 e 20.
ORDEM DE SERVIÇO Nº 01 – DRH
O Chefe Geral do Departamento de Recursos Humanos, no uso de suas atribuições legais e CONSIDERANDO que o regulamento interno admite que sejam relevadas até três faltas do funcionário durante o mês, motivadas por doença comprovada mediante apresentação imediata do atestado médico;
CONSIDERANDO a necessidade de haver controle rigoroso com relação às faltas do funcionário até 03 (três) dias, justificadas mediante a utilização de atestados médicos emitidos por profissionais particulares e/ou SAS;
CONSIDERANDO, ainda, o dever funcional imposto ao funcionário de se submeter à inspeção médica sempre que for determinado pela autoridade competente, até como forma de assegurar melhores condições de saúde dos funcionários pertencentes ao Quadro de Pessoal dessa Empresa;
RESOLVE:
RECOMENDAR aos chefes de Departamento, sempre que lhes forem apresentados atestados médicos particulares para justificar até três ausências no período de um mês, ou que excederem o limite de 09 (nove) ao ano, que adotem providências para que seja o funcionário encaminhado à Divisão de Medicina e Saúde Ocupacional, para submeter-se à inspeção e avaliação de suas condições de saúde.

19. De acordo com o texto, é correto afirmar:
a) O funcionário tem assegurado o direito de faltar ao serviço, sem necessidade de comprovação, três vezes por mês.
b) Os funcionários deverão ser encaminhados à Divisão de Medicina e Saúde Ocupacional da empresa toda vez que justificar faltas apresentando atestados médicos emitidos por profissionais particulares ou SAS.
c) Os chefes de Departamento têm até três dias para apurar com rigor as faltas de funcionários.
d) Deverão ser encaminhados à Divisão de Medicina e Saúde Ocupacional os funcionários que apresentarem três atestados médicos no período de um mês e os que apresentarem mais de nove faltas durante o ano.
e) A finalidade do chefe do Departamento de Recursos Humanos é informar os chefes de departamento sobre os direitos dos funcionários de poderem faltar três dias por mês.
20. O termo “relevadas”, em destaque no texto, pode ser substituído, sem perda do sentido, por:
a) perdoadas.
b) punidas.
c) confirmadas.
d) impostas.
e) reexaminadas.
21. Considere as seguintes previsões astrológicas:
I. A Lua em Aquário fará com que menas pessoas o aborreçam.
II. Com otimismo, os aquarianos poderão conseguir grandes conquistas no campo econômico durante a semana.
III. Deixe abandonadas as preocupações e os sofrimentos.
Assinale a alternativa que identifica as sentenças que estão de acordo com a norma culta.
a) I, II e III.
b) I e II somente.
c) I e III somente.
d) II somente.
e) II e III somente.

22. Considere as seguintes sentenças:
I. Falava tão alto

que precisei sair da sala.
II. Vim até aqui

para que me contassem a verdade.
III. Poderei fazer um grande banquete

se você me ajudar.
IV. Estava triste

porque o cachorro fugiu.
Com relação às orações da coluna 1, as orações na coluna 2 indicam:
a) Em I, conseqüência; em II, finalidade; em III, condição; em IV, causa.
b) Em I, finalidade; em II, condição; em III, causa; em IV, conseqüência.
c) Em I, condição; em II, causa; em III, conseqüência; em IV, finalidade.
d) Em I, causa; em II, conseqüência; em III, finalidade; em IV, condição.
e) Em I, conseqüência; em II, condição; em III, causa; em IV, finalidade.

Considere o seguinte texto:
Reunidos altas horas da madrugada, cinco governadores debatiam a distribuição da verba que caberia aos seus estados naquele plano orçamentário. O deputado da Bahia prontamente se manifestou:
─ Tendo em vista que os recursos foram reduzidos pela metade, proponho que eles sejam divididos entre três de nós, ficando dois estados sem recursos neste semestre.
O governador do Piauí concordou, acrescentando que a proposta parecia justa e que fazia tempo que não recebia nenhum recurso. Lembrou ainda aos colegas que, na reunião anterior, o presidente da comissão orçamentária, o governador do Rio de Janeiro, havia dito que os estados mais carentes teriam garantida sua parte na próxima distribuição de verbas.
O governador de Minas dirigiu-se ao colega capixaba, que na reunião anterior dissera que não tinha nenhum projeto em desenvolvimento que necessitasse de apoio financeiro:
─ Fico com a sua parte!
─ O momento é outro ─ tornou-lhe o governador do Espírito Santo. ─ Agora estou precisando de recursos para investir na malha viária estadual.

23. Acerca do texto acima, é correto afirmar:
a) A fala “O momento é outro” pertence ao governador mineiro.
b) É do governador de Minas a fala de quem declarou não haver projeto em desenvolvimento que necessitasse de apoio
financeiro.
c) A garantia de que os estados mais carentes teriam sua parte na distribuição de verbas é mencionada pelo governador piauiense e atribuída ao governador do Rio.
d) A declaração de que precisava de verba para aplicar na malha viária pertence ao governador mineiro.
e) A fala “Fico com a sua parte!” pertence ao governador do Espírito Santo.

Em 10 de dezembro de 1948, a Organização das Nações Unidas (ONU) assinou a Declaração Universal dos Direitos dos Seres Humanos. Essa declaração é composta por trinta (30) artigos que representam os desejos e anseios dos seres humanos de viverem em igualdade, fraternidade e liberdade no planeta Terra.
24. Sobre o conceito de seres humanos contido na Declaração dos Direitos Humanos, é correto afirmar:
a) Engloba a maioria dos povos que habitam o planeta terra.
b) Circunscreve-se aos cidadãos de um determinado país.
c) Corresponde aos indivíduos com poder de decisão em suas respectivas comunidades.
d) Limita-se ao conjunto de indivíduos em pleno gozo do direito à liberdade.
e) Estabelece um critério universal para julgar as ações humanas.

25. “[...] uma sociedade somente poderá existir plenamente se respeitar os anseios de todos os seus cidadãos e respeitar seus direitos fundamentais, incluindo aí o direito de se ter uma vida digna.”
(SANTOS, Antonio Silveira Ribeiro dos. Dignidade humana e reorganização social. Disponível em: . Acesso em 25 mar.2004).
Com base nos conhecimentos sobre dignidade, direitos e deveres fundamentais, é correto afirmar:
a) O fato de a humanidade ter ingressado em um estágio de relações plenamente mercantilizadas justifica a hierarquização na definição de direitos e deveres dos seres humanos.
b) Entre os homens, existem papéis inalienáveis, a alguns é reservado o direito à caridade e a outros o dever de serem caridosos.
c) Dignidade é sinônimo de complacência com os indivíduos cujas práticas restringem direitos fundamentais.
d) O rol dos direitos fundamentais dos seres humanos deve ser diretamente proporcional à satisfação incondicional dos anseios individuais.
e) O respeito devido a todo e qualquer indivíduo, em face de sua condição humana, confere significado à dignidade.

Leia o texto a seguir e responda às questões 26 a 28.
“Depois de 119 dias, o horário de verão termina à meia-noite de hoje [...] mas a meta de economia de energia não foi atingida. A redução de demanda por energia nas regiões Sudeste e Centro-Oeste foi de 4,5%, enquanto o governo esperava 5%. Na região Sul, a redução de demanda foi de 5%, mas o governo esperava 6%.

Com os resultados obtidos, a redução média da demanda por energia no horário de pico foi de aproximadamente 4,5% em toda a área de abrangência da medida [...]. A redução da demanda conseguida equivale ao consumo, no horário de pico, de cidades do porte de Belo Horizonte, Contagem, Betim e Porto Alegre somadas, ou à energia produzida pelas usinas nucleares de Angra 1 e 2. [...]

A economia média de energia seria suficiente para atender a metade do consumo de cidades do porte de Florianópolis e Belo Horizonte. A adoção da medida significou ainda uma economia de 0,4% no nível de água dos reservatórios das hidrelétricas das regiões Sudeste e Centro-Oeste e de 1% nos reservatórios da região Sul. A medida também tem efeito na tarifa de energia, evitando reajustes ainda maiores.
(Adaptado de: Horário de verão termina hoje sem atingir a meta. Jornal de Londrina, Londrina, 14 fev. 2004. Economia. p. 6 A).

26. Assinale a alternativa em que a frase “Na região Sul, a redução de demanda foi de 5%, mas o governo esperava 6%” está reescrita de acordo com as normas de pontuação.
a) A região Sul, teve redução de demanda de 5%, mas o Governo esperava 6%.
b) Embora, o governo esperasse 6% de redução de demanda, na região Sul, a redução foi de 5%.
c) A redução de demanda na região Sul, foi de 5%, mas o governo esperava 6%.
d) O governo esperava 6%, mas a redução de demanda na região Sul, foi de 5%.
e) A redução de demanda, na região Sul, foi de 5%, mas o governo esperava 6%.

27. Observe a frase “A medida também tem efeito na tarifa de energia, evitando reajustes ainda maiores”. Assinale a alternativa que apresenta a conjunção adequada ao sentido que se pretendia expressar na frase original.
a) A medida também tem efeito na tarifa de energia, se evitar reajustes ainda maiores.
b) A medida também tem efeito na tarifa de energia, embora evite reajustes ainda maiores.
c) A medida também tem efeito na tarifa de energia, pois reajustes ainda maiores são evitados.
d) A medida também tem efeito na tarifa de energia, quando reajustes ainda maiores forem evitados.
e) A medida também tem efeito na tarifa de energia, porém reajustes ainda maiores são evitados.
28. Na reportagem sobre o término do horário de verão, são fornecidas equivalências de consumo para o leitor ter a dimensão dos gastos e da economia alcançados durante o período em que a medida vigorou.
Com base nessas comparações, considere as afirmativas a seguir.

I. Belo Horizonte, Contagem, Betim e Porto Alegre são cidades que apresentam o mesmo consumo no horário de pico.
II. A energia produzida pelas usinas nucleares de Angra 1 e 2 é maior do que o consumo das cidades de Belo Horizonte e Porto Alegre no horário de pico.
III. O consumo de cidades como Florianópolis e Belo Horizonte, durante a vigência do horário de verão, é o dobro do que é economizado no mesmo período no Brasil.
IV. As usinas nucleares de Angra 1 e 2 produzem a mesma quantidade de energia que as cidades de Belo Horizonte, Contagem, Betim e Porto Alegre economizaram no horário de pico, durante o horário de verão.
Estão corretas apenas as afirmativas:
a) I e II.
b) II e III.
c) III e IV.
d) I, II e IV.
e) I, III e IV.

Leia o texto a seguir e responda às questões 29 e 30.
“Recepcionistas atenciosos, roupa de cama limpa e serviço de quarto eficiente: quem já se hospedou em um hotel sabe como esses fatores são importantes. Para além dos saguões, existe uma rede de profissionais responsáveis por orquestrar o funcionamento de tudo nesses empreendimentos – desde a contratação e a supervisão dos funcionários até a checagem das instalações e a negociação com os fornecedores. Nos últimos anos, com o mercado exigindo cada vez mais esse tipo de profissional, as faculdades têm investido na criação de cursos específicos de Hotelaria. Em São Paulo, são pelo menos sete instituições que formam administradores hoteleiros, aptos também a gerenciar flats, pousadas, parques temáticos e spas. Antes, a Hotelaria era vinculada à área de Turismo, mas hoje o setor se desdobrou”.
(Disponível em: . Acesso em 14 abr. 2004).

29. Na frase: “Antes, a Hotelaria era vinculada à área de Turismo, mas hoje o setor se desdobrou.”, a conjunção sublinhada indica a ideia de:
a) Tempo.
b) Consequência.
c) Causa.
d) Adição.
e) Contrariedade.
30. Indique a alternativa que expressa adequadamente a idéia veiculada na frase citada na questão anterior:
a) A ligação entre as áreas de Turismo e Hotelaria deixou de existir.
b) A Hotelaria requer uma formação específica de profissionais altamente especializados, desvinculados de outras áreas e campos de conhecimento.
c) A independência da área de Hotelaria em relação ao Turismo tem origem no enfraquecimento das atividades deste último.
d) O desdobramento do setor de Hotelaria aponta para a valorização de atividades específicas da área, que deixam de estar restritas ao Turismo.
e) O profissional formado pelos cursos de Hotelaria deixará de estar habilitado para exercer atividades no âmbito turístico.

Leia o texto a seguir e responda as questões 31 a 34.
A anfitriã americana
Diretora da maior agência de intercâmbio de estudantes nos EUA pede a consulados no Brasil que facilitem vistos para brasileiros
As empresas de intercâmbio de estudantes, que enviam 13 mil jovens todo ano aos Estados Unidos para estudar, podem definhar por conta das dificuldades impostas para conceder vistos. Para evitar que isso aconteça, a vice-presidente do American Institute for Foreign Study (Aifs), Marcie Schneider, veio ao Brasil conversar com os responsáveis nas embaixadas americanas no Rio de Janeiro e em São Paulo. A idéia é divulgar os programas de intercâmbio da empresa e de sua parceira no Brasil, a Experimento, além de entender como o processo de obtenção de visto está correndo por aqui. Depois de deixar foto e impressões digitais no Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro, Marcie falou a ÉPOCA.
ÉPOCA – A dificuldade de conseguir visto para os EUA está prejudicando o intercâmbio?
Marcie Schneider – Ainda não quantificamos o problema, mas estamos preocupados. Há políticos americanos receosos de que essas medidas afetem o turismo e o número de estrangeiros interessados em estudar em universidades americanas, por exemplo. Temos de prevenir para que isso não aconteça.
ÉPOCA – Como?
Marcie – Estou me concentrando nos responsáveis pela concessão de visto a estudantes nas embaixadas. Pretendo ver como esse processo está acontecendo por aqui. Não queremos que as novas regras de obtenção de visto prejudiquem a procura de estudantes brasileiros pelo intercâmbio. Boa parte dos estudantes que atendemos é do Brasil. O que fazemos é um lobby com o governo americano para que isso não se torne um obstáculo grande demais para quem deseja estudar nos Estados Unidos.
ÉPOCA – Que tipo de lobby?
Marcie – Pressionamos para que não haja muitos entraves à obtenção do visto. Explicamos quão positiva pode ser a experiência de intercâmbio, tanto para o estudante estrangeiro como para o americano que o recebe. Nesse ponto, as embaixadas até têm nos ouvido bem. Elas também querem ter certeza de que, se o estudante pega o visto de um ano, vai voltar para casa quando esse tempo passar.
ÉPOCA - Há um perfil específico do brasileiro que tem chances de conseguir o visto e do que não tem?
Marcie – As embaixadas americanas dão preferência aos que sabem realmente o que querem fazer. A maior preocupação não é em relação a terrorismo vindo do Brasil. Um brasileiro que, na entrevista na embaixada, diz que vai estudar nos Estados Unidos porque quer ser professor, aprimorar o inglês ou conseguir um emprego melhor quando voltar tem maiores chances de conseguir o visto. A pessoa deve mostrar que possui objetivos claros. Já quem tem muitos parentes nos Estados Unidos vai ter dificuldades.
ÉPOCA – A determinação do governo de Bush de exigir a identificação de brasileiros que pisam nos Estados Unidos fez com que o Brasil passasse a exigir o mesmo dos americanos. O que você acha disso?
Marcie – O Brasil é o único país que está fazendo isso e acho justo. Se os brasileiros têm de ser identificados quando vão para os Estados Unidos, é justo que façam o mesmo com os americanos.
(Época, 09 fev. 2004, p. 49.)
31. Assinale a alternativa que apresenta adequadamente o grupo defendido pela empresária norte-americana no texto:

a) Embaixadas norte-americanas anti-terroristas.
b) Estudantes brasileiros em busca de intercâmbio nos Estados Unidos.
c) Estudantes estrangeiros que permanecem nos Estados Unidos após o fim da validade do visto.
d) Políticos norte-americanos preocupados com estudantes estrangeiros no Brasil.
e) Professores brasileiros que pretendem se aperfeiçoar nos Estados Unidos.

32. Com base no texto, assinale a alternativa correta quanto às causas e aos efeitos das exigências norte-americanas para fins de entrada naquele país:
a) Estudantes estrangeiros entravam e continuam entrando nos Estados Unidos sem problemas.
b) Há pouca atenção quanto aos efeitos destas exigências sobre o turismo nos Estados Unidos.
c) O governo brasileiro determinou que norte-americanos sejam fotografados e deixem suas impressões digitais quando chegam ao Brasil.
d) O intercâmbio escolar preocupou o governo norte-americano porque havia um fraco desempenho dos estudantes estrangeiros nos Estados Unidos.
e) O risco de terrorismo nos Estados Unidos é um aspecto secundário para estas exigências.

33. Observe a frase: “Pressionamos para que não haja muitos entraves à obtenção do visto.” Assinale a alternativa que apresenta uma substituição adequada do trecho sublinhado quanto à concordância e à regência:
a) Pressionamos para que não exista muitos entraves a estudantes brasileiros.
b) Pressionamos para que não exista muitos entraves às universitárias brasileiras.
c) Pressionamos para que não existam muitos entraves à estrangeiros honestos.
d) Pressionamos para que não existam muitos entraves aos estudantes brasileiros.
e) Pressionamos para que não houvessem muitos entraves a turista brasileira.

34. Observe as duas frases:
I. A obtenção do visto requer clareza.
II. As novas regras de obtenção do visto são humilhantes.
Assinale a alternativa que apresenta a junção correta dos dois períodos, através do uso adequado do pronome relativo:
a) A obtenção do visto, com suas novas regras humilhantes, requer clareza.
b) A obtenção do visto, cujas novas regras são humilhantes, requer clareza.
c) A obtenção do visto, cujo as novas regras são humilhantes, requer clareza.
d) A obtenção do visto, de que as novas regras são humilhantes, requer clareza.
e) A obtenção do visto, onde as novas regras são humilhantes, requer clareza.

Leia o texto a seguir e responda as questões 35 a 37.
Norte-americano que fez gesto ofensivo paga multa de R$ 50 mil para deixar o país
O aposentado norte-americano Douglas Alan Skolnick, 55, que foi preso em Foz do Iguaçu (PR) anteontem ao fazer um gesto obsceno ao ser fotografado pela Polícia Federal, pagou uma multa de R$ 50 mil após fazer um acordo com a Justiça para poder deixar o país sem ser processado.
Skolnick permaneceu o dia preso em um quarto no Hotel das Cataratas, com escolta de dois policiais federais. À tarde, ele foi autorizado a ir a uma casa de câmbio, onde trocou dólares por reais para pagar a multa.
Em uma audiência de três horas com o juiz federal Rony Ferreira, na madrugada de ontem, Skolnick concordou em pagar a multa em troca da extinção da punição pelo crime de desacato.
O grupo de norte-americanos com o qual o aposentado viaja deixa o Brasil hoje pela manhã, com destino aos EUA. A data da volta já estava prevista.
Skolnick, ao ser fotografado, colocou o dedo médio de uma das mãos em riste à frente do papel que segurava o número de identificação. Segundo a PF, na audiência com o juiz, o aposentado disse saber o significado do gesto, mas quis fazer uma brincadeira. Ele afirmou ao juiz que não quis ofender as autoridades nem a população brasileira.
O valor da multa será dividido entre duas instituições filantrópicas.
(Folha de S. Paulo, São Paulo, 08 fev. 2004. p. C4.)

35. Assinale a alternativa correta, de acordo com o texto:
a) O aposentado admitiu, em audiência com o juiz, que pretendia ofender as autoridades brasileiras.
b) O aposentado declarou ignorar o que o gesto simbolizava, interpretando-o como uma brincadeira.
c) O aposentado fez o gesto obsceno porque foi preso pela Polícia Federal.
d) O aposentado foi obrigado pela Justiça brasileira a retornar aos Estados Unidos em função do crime cometido.
e) O aposentado recebeu autorização para ir a uma casa de câmbio após a audiência com o juiz.

36. Observe a frase: “O grupo de norte-americanos com o qual o aposentado viaja deixa o Brasil hoje pela manhã(...)” O uso do tempo presente em meio à predominância do pretérito ao longo da notícia se explica da seguinte maneira:
a) A partir deste parágrafo e nos parágrafos subseqüentes, os fatos ainda não tinham sido concluídos na data em que a notícia foi publicada.
b) É uma situação comum, pois a notícia apresenta os fatos em uma seqüência: cada parágrafo progride de acordo com a ordem dos acontecimentos.
c) O fato exposto é o último acontecimento dentro da seqüência de eventos passados, presentes e futuros apresentados no texto.
d) Trata-se de um recurso adequado à redação dessa passagem, pois o uso do passado ou do futuro seria impróprio.
e) Trata-se de uma estratégia em função de acontecimentos relatados com ocorrência em tempo superior a uma semana.

37. Observe o trecho: “o aposentado disse saber o significado do gesto, mas quis fazer uma brincadeira.” Assinale a alternativa que apresenta a correta substituição da conjunção, sem prejuízo do significado original:
a) o aposentado disse saber o significado do gesto, entretanto quis fazer uma brincadeira.
b) o aposentado disse saber o significado do gesto, porque quis fazer uma brincadeira.
c) o aposentado disse saber o significado do gesto, portanto quis fazer uma brincadeira.
d) o aposentado disse saber o significado do gesto, quando quis fazer uma brincadeira.
e) o aposentado disse saber o significado do gesto, que era fazer uma brincadeira.

Leia os textos a seguir e responda as questões 38 a 41.
Nordeste 40 graus 1

A temporada de verão está levando ao Nordeste 42 vôos charter por semana vindos de catorze países. Fortaleza, Natal e Porto Seguro são os campeões da preferência. É um desempenho de dar água na boca: no verão passado, apenas dezoito vôos desse tipo desembarcavam na região.
Nordeste 40 graus 2
Argentina e Portugal lideram a bem-vinda invasão, com quase a metade das linhas de charters. Até da República Checa, Bolívia e Guiana Francesa vem gente. Nenhum desses vôos é oriundo dos EUA. E, do jeito que estão as coisas, nem é bom tentar trazê-los...
(Veja, 14 jan. 2004, p. 35.)

38. Com base nos textos, assinale a alternativa correta:
a) O número de países que enviam vôos do tipo charter ao Nordeste brasileiro e que não foram identificados na reportagem é oito.
b) O número de vôos internacionais do tipo charter para o Nordeste brasileiro quase dobrou do verão de 2003 para o verão de 2004.
c) O número de vôos internacionais do tipo charter que chega a Porto Seguro é superior ao que chega a Salvador.
d) Os vôos norte-americanos do tipo charter contribuíram para o êxito do verão no Nordeste brasileiro.
e) Os vôos portugueses do tipo charter que chegam a Natal são em torno de vinte por semana.

39. Observe a frase retirada do texto “Nordeste 40 graus 2”: “Até da República Checa, Bolívia e Guiana Francesa vem gente.” Assinale a alternativa correta:
a) A frase revela o espírito de inclusão e confraternização com povos de culturas tão exóticas como os citados, saudados como novos integrantes da miscigenação cultural brasileira.
b) A frase revela um sentimento de incômodo e aversão ao estrangeiro, com a chegada maciça de turistas provenientes de países pouco civilizados.
c) A frase revela uma atitude preconceituosa em relação a países de pouca projeção econômica, pois a vinda de turistas de países com mais tradição turística como França e Alemanha não causaria estranhamento.
d) A frase revela uma estranheza diante da chegada de turistas pobres, reduzidos a um povo culturalmente desqualificado.
e) A frase revela uma surpresa com a vinda de turistas de países tão distantes geograficamente como os citados, enquanto Argentina e Portugal já oferecem visitantes próximos e previsíveis.

40. Observe as palavras: “países”, “preferência” e “água”. Assinale a alternativa correta quanto à acentuação destas palavras:
a) A primeira palavra é acentuada pelo mesmo motivo que “Croácia”.
b) A segunda palavra é acentuada pelo mesmo motivo que “vôos”.
c) A primeira palavra é acentuada porque se trata de paroxítona terminada em hiato.
d) A terceira palavra é acentuada porque apresenta um hiato.
e) As duas últimas palavras são acentuadas porque são paroxítonas terminadas em ditongo.

41. Observe a frase: “É um desempenho de dar água na boca: no verão passado, apenas dezoito vôos desse tipo desembarcavam na região.” Assinale a alternativa que contém uma versão adequada desta frase, sem lhe alterar o sentido:
a) É um desempenho estimulante, pois, no verão passado, apenas dezoito vôos desse tipo desembarcavam na região.
b) É um desempenho invejável o do verão passado: dezoito vôos desse tipo desembarcavam na região.
c) Foi um desempenho fascinante, no verão passado: somente dezoito vôos desse tipo chegavam à região.
d) No último verão, somente dezoito vôos desse tipo chegavam à região: foi um desempenho excitante.
e) No verão passado, houve um desempenho fantástico: somente dezoito vôos desse tipo desembarcavam na região.

42. Em cada item marque o seqüenciador pertinente à lacuna correspondente no texto e, depois, escolha a seqüência correta.
Getúlio chegou ao poder em meio a um movimento que representava a ruptura com as oligarquias da República Velha. Personalizava, ____________(A), um projeto de mudança, _____________(B) dele não fosse consciente. É verdade que ele próprio tinha pertencido ao regime anterior – foi ministro da Fazenda e presidente do Rio Grande do Sul – , numa repetição de padrão brasileiro. ______________ (C), chegou ao Rio de Janeiro no bojo de um movimento que propunha algo de inovador. Seu período na Presidência marcou a presença na política de um novo ator: a classe trabalhadora. Getúlio soube perceber a importância das classes populares e passou a apelar para elas. ___________________ (D), não se tratava exatamente de um novo ator – ____________(E), o povo não tinha força efetiva.
(Adaptado de Fernando Henrique Cardoso)
a) x. portanto; y. todavia
b) x. porquanto; y. mesmo que
c) x. De todo modo; y. Ademais
d) x. Já que; y. Na verdade
e) x. afinal; y. conquanto

O poema Morte no avião, de Carlos Drummond de Andrade, descreve o último dia de um homem marcado para morrer em um desastre aéreo.
43. Analise com atenção os comentários contidos nas opções e assinale aquele que contraria a compreensão do segmento a que se reporta.

Acordo para a morte.
Barbeio-me, visto-me, calço-me. (...)
Tudo funciona como sempre.
Saio para a rua. Vou morrer.
[Comentário contido na letra a]
Não morrerei agora. Um dia
inteiro se desata à minha frente. (...)
Visito o banco. (...)
Passo nos escritórios.(...)
Estou na cidade grande e sou um homem
na engrenagem. (...)
A fatura. A carta. Faço mil coisas
Que criarão outras mil, aqui, além, nos Estados Unidos.
[Comentário contido na letra b]
Tenho pressa. Compro um jornal. É pressa
embora vá morrer. (...)
Comprometo-me ao extremo, combino encontros
a que nunca irei, pronuncio palavras vãs,
minto dizendo: até amanhã. Pois não haverá.
[Comentário contido na letra c]
Subo uma escada. Curvo-me. Penetro
no interior da morte.
A morte dispôs poltronas para o conforto
de espera. Aqui se encontram
os que vão morrer e não sabem.
[Comentário contido na letra d]
(...)golpe vibrado no ar, lâmina de vento
no pescoço, raio
choque estrondo fulguração
rolamos pulverizados
caio verticalmente e me transformo em notícia.
[Comentário contido na letra e]
(Baseado em artigo de Roberto Pompeu de Toledo, Veja,17/03/200
a) O narrador do poema tem plena consciência de que vai morrer dali a pouco, e, no entanto, não deixa de cumprir os pequenos rituais da vida.
b) O narrador prossegue a seqüência de afazeres, como um ritual inexorável a ser cumprido.
c) Postergando compromissos, o narrador resolve apressar seu embarque para tornar menos dolorosa a angustiante espera do fim próximo.
d) Consciente de que a hora é chegada, o narrador entra no avião. Não há mais como retroceder do salto para a morte.
e) A teia de pequenos movimentos cotidianos pulveriza-se no ar e desfaz-se em tragédia.

Leia os itens seguintes, que formam um texto.
44. Marque o item que expressa o tema central desse texto.
a)  Se a data da Abolição marcará no Brasil o fim do predomínio agrário, o quadro político instituído no ano seguinte quer responder à conveniência de uma forma adequada à nova composição social.
b)  Existe um elo secreto estabelecendo entre esses dois acontecimentos e numerosos outros uma revolução lenta, mas segura e concertada, a única que, rigorosamente, temos experimentado em toda a nossa vida nacional.
c)  Processa-se, é certo, sem o grande alarde de algumas convulsões de superfície, que os historiadores exageram freqüentemente em seu zelo, minucioso e fácil, de compendiar as trans-formações exteriores da existência dos povos.
d)  Perto dessa revolução, a maioria de nossas agitações do período republicano, como as suas similares das nações da América espanhola, parecem desvios na trajetória da vida política legal do Estado comparáveis a essas antigas “revoluções palacianas”,
e)  tão familiares aos conhecedores da história européia.
(Sérgio Buarque de Holanda)
 
Gabarito

1. C
2. D
3. B
4. D
5. D
6. E
7. D
8. E
9. A
10. A
11. D
12. B
13. E
14. B
15. E
16. C
17. B
18. D
19. D
20. A
21. E
22. A
23. C
24. E
25. E
26. E
27. C
28. B
29. E
30. D
31. B
32. C
33. D
34. B
35. E
36. D
37. A
38. C
39. C
40. E
41. A
42. B
43. C
44. B
Simulado - substantivos e interpretação de textos

1. Observe:
Um amor assim delicado
Você pega e despreza
Não devia ter despertado
Ajoelha e não reza
Dessa coisa que mete medo
Pela sua grandeza
Não sou o único culpado
Disso eu tenho a certeza
Queixa- Caetano Veloso
Por definição, substantivo abstrato é aquele que não tem existência própria, só existe apoiado em outro ser. Sabendo disso Indique a alternativa em que só aparecem substantivos abstratos:
a) tempo, angústia, saudade, ausência, esperança, imagem
b) angústia, choro, sol, presença, esperança, amizade
c) amigo, dor, claridade, esperança, luz, tempo
d) angústia, saudade, presença, esperança, amizade
e) espaço, mãos, claridade, rosto, ausência, esperança
2. Leia atentamente a charge e observe os substantivos que nela aparecem.
Podemos extrair daí substantivos concretos – papai, mundo, pessoas- e substantivos abstratos- coragem, valentia, vida-. Sabendo a definição desses tipos de substantivos, Assinale a alternativa em que aparecem substantivos simples, respectivamente, concreto e abstrato:
a) água, vinho
b) Pedro, Jesus
c) Pilatos, verdade
d) Jesus, abaixo-assinado
e) Nova Iorque, Deus
3. Leia a charge, publicada por ocasião da morte da comediante Dercy Gonçalves.
(www.chargeonline.com.br. Adaptado.)
Dercy diz: Tu é lerda pra...
Sobre a fala da personagem, afirma-se que
I. é exemplo de linguagem coloquial;
II. segue a norma padrão de acentuação das palavras monossilábicas;
III. sugere a demora da chegada da morte, idéia reforçada
pelos símbolos empregados na frase.
Está correto o que se afirma em
(A) I, II e III.
(B) II e III, apenas.
(C) I e III, apenas.
(D) III, apenas.
(E) I, apenas.
A ciência do palavrão
Por que diabos m... é palavrão? Aliás, por que a palavra
diabos, indizível décadas atrás, deixou de ser um? Outra: você já
deve ter tropeçado numa pedra e, para revidar, xingou-a de algo
como filha da …, mesmo sabendo que a dita nem mãe tem.
Pois é: há mais mistérios no universo dos palavrões do que
o senso comum imagina. Mas a ciência ajuda a desvendá-los.
Pesquisas recentes mostram que as palavras sujas nascem em um
mundo à parte dentro do cérebro. Enquanto a linguagem comum e
o pensamento consciente ficam a cargo da parte mais sofisticada
da massa cinzenta, o neocórtex, os palavrões moram nos porões
da cabeça. Mais exatamente no sistema límbico. Nossa parte
animal fica lá.
E sai de vez em quando, na forma de palavrões. A medicina
ajuda a entender isso. Veja o caso da síndrome de Tourette. Essa
doença acomete pessoas que sofreram danos no gânglio basal,
a parte do cérebro cuja função é manter o sistema límbico comportado.
E os palavrões saem como se fossem tiques nervosos na
forma de palavras.
Mas você não precisa ter lesão nenhuma para se descontrolar
de vez em quando, claro. Justamente por não pensar, quando essa
parte animal do cérebro fala, ela consegue traduzir certas emoções
com uma intensidade inigualável.
Os palavrões, por esse ponto de vista, são poesia no sentido
mais profundo da palavra. Duvida? Então pense em uma palavra
forte. Paixão, por exemplo. Ela tem substância, sim, mas está
longe de transmitir toda a carga emocional da paixão propriamente
dita. Mas com um grande e gordo p.q.p. a história é outra. Ele vai
direto ao ponto, transmite a emoção do sistema límbico de quem
fala diretamente para o de quem ouve. Por isso mesmo, alguns
pesquisadores consideram o palavrão até mais sofisticado que a
linguagem comum.
(www.super.abril.com.br/revista/. Adaptado.)
4. No texto, o substantivo palavrão, ainda que se mostre flexionado em grau, não reporta à idéia de tamanho. Tal emprego também se verifica em:
(A) Durante a pesquisa, foi colocada uma gotícula do ácido para se definir a reação.
(B) Na casa dos sete anões, Branca de Neve encontrou sete minúsculas caminhas.
(C) Para cortar gastos, resolveu confeccionar livrinhos que cabem nos bolsos.
(D) Não estava satisfeita com aquele empreguinho sem graça e sem perspectivas.
(E) Teve um carrinho de dois lugares, depois um carro de cinco e, hoje, um de sete.
INSTRUÇÃO: Para responder às questões de números 5 e 6,
leia os dois trechos.
Trecho 1
No dia seguinte, encontrei Madalena escrevendo. Avizinhei- me nas pontas dos pés e li o endereço de Azevedo Gondim.
– Faz favor de mostrar isso?
Madalena agarrou uma folha que ainda não havia sido dobrada.
(...)
– Vá para o inferno, trate da sua vida.
Aquela resistência enfureceu-me:
– Deixa ver a carta, galinha.
Madalena desprendeu-se e entrou a correr pelo quarto, gritando:
– Canalha!
D. Glória chegou à porta, assustada:
– Pelo amor de Deus! Estão ouvindo lá fora.
Perdi a cabeça:
– Vá amolar a p.q.p. Está mouca, aí com a sua carinha de santa? É isto: p.q.p. E se achar ruim, rua. A senhora e a boa de sua sobrinha, compreende? P.q.p. as duas.
Trecho 2
Penso em Madalena com insistência. Se fosse possível recomeçarmos...
Para que enganar-me? Se fosse possível recomeçarmos, aconteceria exatamente o que aconteceu. Não consigo modificar-me, é o que mais me aflige.
5. No trecho 1, o narrador pediu a Madalena que lhe mostrasse o que estava escrevendo. Frente à recusa, sua reação revela
a) incômodo, por não identificar o destinatário.
b) ciúme, expresso nos insultos a ela lançados.
c) descaso, ocasionado pela má conduta da mulher.
d) medo, na forma contida de se expressar.
e) resignação, por pressupor-se traído.
6. No trecho 2, o narrador
a) almeja viver de outra forma para deixar de enganar a si próprio.
b) atribui a Madalena a impossibilidade de viver plenamente sua vida.
c) sabe que tudo aconteceria da mesma forma por conta de Madalena.
d) reconhece, incomodado, a impossibilidade de mudar e viver de outro jeito.
e) acredita que não pode
Leias as músicas abaixo para responder às próximas questões.
O Leãozinho
Gosto muito de te ver, Leãozinho
Caminhando sob o sol
Gosto muito de você, Leãozinho

Para desentristecer, Leãozinho
O meu coração tão só
Basta eu encontrar você no caminho

Um filhote de leão, raio da manhã
Arrastando o meu olhar como um ímã
O meu coração é o sol pai de toda a cor
Quando ele lhe doura a pele ao léu

Gosto de te ver ao sol, Leãozinho
De te ver entrar no mar
Tua pele, tua luz, tua juba

Gosto de ficar ao sol, Leãozinho
De molhar minha juba
De estar perto de você e entrar numa


Emoções
Roberto Carlos
Quando eu estou aqui
Eu vivo esse momento lindo
Olhando pra você
E as mesmas emoções
Sentindo...
São tantas já vividas
São momentos
Que eu não me esqueci
Detalhes de uma vida
Histórias que eu contei aqui...
Amigos eu ganhei
Saudades eu senti partindo
E às vezes eu deixei
Você me ver chorar sorrindo..
Sei tudo que o amor
É capaz de me dar
Eu sei já sofri
Mas não deixo de amar
Se chorei ou se sorri
O importante
É que emoções eu vivi...
São tantas já vividas
São momentos
Que eu não me esqueci
Detalhes de uma vida
Histórias que eu contei aqui...
Mas eu estou aqui
Vivendo esse momento lindo
De frente pra você
E as emoções se repetindo
Em paz com a vida
E o que ela me traz
Na fé que me faz
Otimista demais
Se chorei ou se sorri
O importante
É que emoções eu vivi...
Se chorei ou se sorri
O importante
É que emoções eu vivi...
7. Perceba a flexão dos substantivos leão e emoção nas músicas supracitadas: leãozinho e emoções. Com base nos seus conhecimentos sobre flexão dos substantivos marque o item que completa corretamente a frase abaixo:
“Depende dos ___________a defesa dos __________ ameaçados”. Assinale o item que completa corretamente:
a) cidadões- animaizinhos
b) cidadãos- animaizinhos
c) cidadãos- animalsinhos
d) cidadões- animaisinhos
e) cidadãos- animalzinhos
8ª “Aqueles _______ são _________ testemunhas mais importantes no caso da morte dos dois _______”
a) capitães/ as/ tenente- coronel
b) capitãos/ os/ tenentes- coronéis
c) capitães/ as/ tenentes- coronéis
d) capitães/ os/ tenente- coronel
9. Em uma conversa ou leitura de um texto, corre-se o risco de atribuir um significado inadequado a um termo ou expressão, e isso pode levar a certos resultados inesperados, como se vê nos quadrinhos abaixo.
(SOUZA, Maurício de. Chico Bento. Rio de Janeiro: Ed. Globo, no 335, Nov./99)
Nessa historinha, o efeito humorístico origina-se de uma situação criada pela fala da Rosinha no primeiro quadrinho, que é:
(A) Faz uma pose bonita!
(B) Quer tirar um retrato?
(C) Sua barriga está aparecendo!
(D) Olha o passarinho!
(E) Cuidado com o flash!
10. As histórias em quadrinhos, por vezes, utilizam animais como personagens e a eles
atribuem comportamento humano. O gato Garfield é exemplo desse fato.
Fonte: Caderno Vida e Arte, Jornal do Povo, Fortaleza
O 3º quadrinho sugere que Garfield:
(A) desconhece tudo sobre arte, por isso faz a sugestão.
(B) acredita que todo pintor deve fazer algo diferente.
(C) defende que para ser pintor a pessoa tem de sofrer.
(D) conhece a história de um pintor famoso e faz uso da ironia.
(E) acredita que seu dono tenha tendência artística e, por isso, faz a sugestão.
Considere o seguinte texto:
Reunidos altas horas da madrugada, cinco governadores debatiam a distribuição da verba que caberia aos seus estados naquele plano orçamentário. O deputado da Bahia prontamente se manifestou:
─ Tendo em vista que os recursos foram reduzidos pela metade, proponho que eles sejam divididos entre três de nós, ficando dois estados sem recursos neste semestre.
O governador do Piauí concordou, acrescentando que a proposta parecia justa e que fazia tempo que não recebia nenhum recurso. Lembrou ainda aos colegas que, na reunião anterior, o presidente da comissão orçamentária, o governador do Rio de Janeiro, havia dito que os estados mais carentes teriam garantida sua parte na próxima distribuição de verbas.
O governador de Minas dirigiu-se ao colega capixaba, que na reunião anterior dissera que não tinha nenhum projeto em desenvolvimento que necessitasse de apoio financeiro:
─ Fico com a sua parte!
─ O momento é outro ─ tornou-lhe o governador do Espírito Santo. ─ Agora estou precisando de recursos para investir na malha viária estadual.

11. Acerca do texto acima, é correto afirmar:
a) A fala “O momento é outro” pertence ao governador mineiro.
b) É do governador de Minas a fala de quem declarou não haver projeto em desenvolvimento que necessitasse de apoio financeiro.
c) A garantia de que os estados mais carentes teriam sua parte na distribuição de verbas é mencionada pelo governador piauiense e atribuída ao governador do Rio.
d) A declaração de que precisava de verba para aplicar na malha viária pertence ao governador mineiro.
e) A fala “Fico com a sua parte!” pertence ao governador do Espírito Santo.
12. Sabendo-se que há substantivos que no masculino têm um significado; e no feminino têm outro, diferente. Marque a alternativa em que há um substantivo que não corresponde ao seu significado:
a) O capital = dinheiro;
A capital = cidade principal;

b) O grama = unidade de medida;
A grama = vegetação rasteira;

c) O rádio = aparelho transmissor;
A rádio = estação geradora;

d) O cabeça = o chefe;
A cabeça = parte do corpo;

e) A cura = o médico.
O cura = ato de curar.
13) "Substantivo é o nome com que designamos seres em geral - pessoas, animais e coisas."
(BECHAPA, Evanildo, Moderna gramática portuguesa. 31. ed. São Paulo: Nacional, 1987, p.73)
I - Acabamos perdendo o nosso vôo por causa do trânsito ruim.
II - Ela me olhou com um olhar estranho.
III - 0 "a" pode ter o valor de artigo definido feminino em português.
IV - Olhava tristemente a transparência das águas da represa.
V - Comprei um par de sapatos gelo para combinar com meu novo vestido.
Tomando como referência, única e exclusivamente, o trecho transcrito acima, pode-se afirmar que é substantivo, a palavra destacada
a) em todas as sentenças.
b) nas sentenças I, II, IV e V.
c) nas sentenças I e III.
d) na sentença III.
e) na sentença V.
14. Leia estes textos.
Texto 1
(QUINO. O mundo da Mafalda. São Paulo: Martins Fontes, 1999. p. 3)
Texto 2
Sonho Impossível
Sonhar
Mais um sonho impossível
Lutar
Quando é fácil ceder
Vencer o inimigo invencível
Negar quando a regra é vender
Sofrer a tortura implacável
Romper a incabível prisão
Voar num limite improvável
Tocar o inacessível chão
É minha lei, é minha questão
Virar esse mundo
Cravar esse chão
Não me importa saber
Se é terrível demais
Quantas guerras terei que vencer
Por um pouco de paz
E amanhã se esse chão que eu beijei
For meu leito e perdão
Vou saber que valeu delirar
E morrer de paixão
E assim, seja lá como for
Vai ter fim a infinita aflição
E o mundo vai ver uma flor
Brotar do impossível chão.
(J. Darione – M. Leigh – Versão de Chico Buarque de Hollanda e Ruy Guerra, 1972.)
A tirinha e a canção apresentam uma reflexão sobre o futuro da humanidade. É correto concluir que os dois textos
(A) afirmam que o homem é capaz de alcançar a paz.
(B) concordam que o desarmamento é inatingível.
(C) julgam que o sonho é um desafio invencível.
(D) têm visões diferentes sobre um possível mundo melhor.
(E) transmitem uma mensagem de otimismo sobre a paz.
15. (FUVEST) — Em nossa última conversa, dizia-me o grande amigo que não esperava viver por muito tempo, por ser um “cardisplicente”.
— O quê?
— Cardisplicente. Aquele que desdenha do próprio coração.
Entre um copo e outro de cerveja, fui ao dicionário.
— “Cardisplicente” não existe, você inventou
— triunfei.
— Mas se eu inventei, como é que não existe?
Conforme sugere o texto, “cardisplicente” é:

a) um jogo fonético curioso, mas arbitrário.
b) palavra técnica constante de dicionários especializados.
c) um neologismo desprovido de indícios de significação.
d) uma criação de palavra pelo processo de composição.
e) termo erudito empregado para criar um efeito cômico.
Errata de pé de página*
A vida deveria nos oferecer um lugarzinho no rodapé da nossa história pessoal para eventuais erratas, como em tese de doutorado (as que não são plágio). Pelas vezes em que na infância e adolescência a gente foi bobo, foi ingênuo, foi indesculpavelmente romântico, cego e teimoso, devia haver uma errata possível. Como quando a gente acreditou que se fosse bonzinho ganharia aquela bicicleta; que todos os professores eram sábios e justos e todas as autoridades decentes; e quando a gente acreditou que pai e mãe eram imortais ou perfeitos. E que aquele namorado não estava saindo com a outra menina, e a melhor amiga não contaria nossos segredos.
Devia haver erratas que anulassem bobagens adultas: botei fora aquela oportunidade, não cuidei da minha grana, fui onipotente, perdi quem era tão precioso para mim, escolhi a gostosona em lugar da parceira alegre e terna; fiquei com aquele cara porque com ele seria mais divertido, mas no fundo eu não o queria como meu amigo e pai de meus filhos. Ofendi aquela pessoa que me faria bem e corri atrás de quem logo adiante ia me passar uma rasteira. Profissionalmente não me preparei, não me preveni, não refleti, não entendi nada, tomei as piores decisões. Ah, que bom seria se essas trapalhadas pudessem ser anuladas com uma boa errata. Em geral, não podem.
Devia haver uma errata para quando, com mais de 60 anos, tendo visto, lido e vivido bastante coisa neste mundo, a gente ainda banca o bobão, achando que agora, sim, alguém tomou as rédeas nas mãos.
*(LUFT, Lia. Veja, 18 de julho de 2007).
16. Todas as afirmações abaixo podem ser confirmadas pelo texto, EXCETO:
A) Não há erratas possíveis na vida do ser humano, porque nenhuma atrapalhada ilusão, engano ou ingenuidade podem ser anuladas.
B) A autora compartilha um pensamento de Machado de Assis que diz que nossa vida é uma errata e quando a errata está prontinha nós a damos de presente aos vermes.
C) Pagaremos um alto preço quando desviamos o olhar lúcido ou recolhemos o dedo denunciador, porque não há erratas em nenhuma das diferentes fases da vida.
D) De acordo com o pensamento da autora, as erratas só servem para livros ou teses.
E) As erratas deveriam servir para rever situações vividas e reorganizá-las.
17. O texto acima, do ponto de vista de sua forma, pertence ao registro coloquial, com uso da escrita muito próximo da fala. São evidências desse coloquialismo, EXCETO:
A) A concordância em desacordo com o que prescreve a norma culta.
B) A presença de frases curtas sem muitas subordinações.
C) A presença do aumentativo bobão.
D) A presença de gírias, tais como, gostosona, cara.
E) A presença da expressão “a gente” no lugar de nós.
Texto 4
            “Quando criança entra na fase do “por quê”, o adulto se vê, muitas vezes, embaraçado! Quanto mais tenta explicar, mais complica as coisas. A criança, muito justamente, acaba desconfiando seriamente do funcionamento da cabeça adulta. Vejam esta, divulgada por uma antologia humorística européia:
            Pai e filho passeiam em um pomar.
− Papai − pergunta o menino − que frutas são essas?
− Ameixas pretas − explica o pai.
− Mas ameixas pretas como, papai? Se elas estão cor-de-rosa.
E o pai, sem perceber a onda de confusão que iria desencadear na mente do menino:
− Mas é lógico, meu filho! Essas ameixas pretas são cor-de-rosa − porque ainda estão verdes.
                                                                        (BLOCH, Pedro. Criança diz cada uma!)
18. Esse texto tem por finalidade:
A) Esclarecer a relação existente entre processos de amadurecimento das frutas e sua coloração.
B) Exemplificar a diversidade de aspectos das frutas.
C) Ilustrar ludicamente problemas de comunicação.
D) Mostrar os vários sentidos de uma palavra.
E) Valorizar a criatividade das crianças.
O rei dos animais
            Saiu o leão a fazer sua pesquisa estatística para verificar se ainda era o Rei das Selvas. Os tempos tinham mudado muito, as condições do progresso alterado a psicologia e os métodos de combate das feras, as relações de respeito entre os animais já não eram as mesmas, de modo que seria bom indagar. Não que restasse ao Leão qualquer dúvida quanto à sua realeza. Mas assegurar-se é uma das constantes do espírito humano, e, por extensão, do espírito animal. Ouvir da boca dos outros a consagração do nosso valor, saber o sabido, quando ele nos é favorável, eis um prazer dos deuses. Assim, o Leão encontrou o Macaco e perguntou: “Hei, você aí, Macaco – quem é o rei dos animais?” O macaco, surpreendido pelo rugir indagatório, deu um salto de pavor e, quando respondeu, já estava no mais alto galho da mais alta árvore da floresta: “Claro que é você, leão, claro que é você!”.
            Satisfeito, o leão continuou pela floresta e perguntou ao papagaio: “Currupaco, papagaio. Quem é, segundo seu conceito, o Senhor da Floresta, não é o Leão?”. E como aos papagaios não é dado o dom de improvisar, mas apenas o de repetir, lá repetiu o papagaio: “Currupaco... não é o Leão? Não é o Leão? Currupaco, não é o Leão?”.
            Cheio de si, o Leão prosseguiu em busca de novas afirmações de sua personalidade. Encontrou a coruja e perguntou: “Coruja, não sou eu o maioral da mata?”. “Sim, és tu”, disse a coruja. Mas disse de sábia, não de crente. E lá se foi o Leão, mais firme no passo, mais alto de cabeça. Encontrou o Tigre. “Tigre” – disse em voz de estentor –, “eu sou o rei da floresta. Certo?” O Tigre rugiu, hesitou, tentou não responder, mas sentiu o barulho do olhar do Leão fixo em si, e disse, rugindo contrafeito: “Sim”. E rugiu ainda mais mal-humorado e já arrependido, quando o Leão se afastou.
            Três quilômetros adiante, numa grande clareira, o Leão encontrou o Elefante. Perguntou: “Elefante, quem manda na floresta, quem é Rei, Imperador, Presidente da República, dono e senhor de árvores e de seres, dentro da mata?”. O elefante pegou-o pela tromba, deu três voltas com ele pelo ar, atirou-o contra o tronco de uma árvore e desapareceu floresta adentro. O Leão caiu no chão, tonto e ensangüentado, levantou-se lambendo uma das patas, e murmurou:” Que diabo, só porque não sabia a resposta não era preciso ficar tão zangado”.
(FERNANDES, Millôr. Fábulas fabulosas).
19. Observe as alternativas e assinale a opção de acordo com as respostas.
1. Neste texto Millôr Fernandes dialoga com um modelo muito antigo de texto narrativo – a fábula – trazendo-a para o mundo atual, incorporando à narrativa elementos da modernidade.
2. Ao atualizar o tema, fazendo referências a fatos ou circunstâncias do mundo moderno, o autor amplia o alcance de sua sátira, tornando mais explícita a identificação do leitor com o texto lido.
3. A forma de narrar desenvolvida pelo autor diminui a possibilidade de o leitor não se inserir no contexto e de não se identificar com os personagens.
4. Inserida na narração existe a intenção de fazer o leitor repensar comportamentos humanos.
A) Quando as alternativas 1, 2 e 3 estiverem corretas
B) Quando as alternativas 1 e 3 estiverem corretas
C) Quando as alternativas 2 e 4 estiverem corretas
D) Quando somente a alternativa 4 estiver correta
E) Quando todas as alternativas estiverem corretas
20. Em que alternativa a característica atribuída ao personagem da fábula não condiz ao seu comportamento?
A) Leão – presunçoso
B) Macaco – prevenido
C) Coruja – astuciosa
D) Tigre – ponderado
E) Elefante - impetuoso

Nenhum comentário:

Postar um comentário